Um evento promovido em São Paulo, com apoio do governo japonês, marcou o início das apresentações da equipe de robótica do Inatel, a Robotbulls, em 2022 já com um excelente desempenho. Nos dias 19 e 20 de março, as equipes de mini Sumô e sumô lego participaram das demonstrações no Roboto Lab, que reuniu atividades sobre o universo da robótica na Japan House São Paulo, e seguiu o padrão de disputas internacionais.
Os estudantes Marcos Lopes e Rafael Costa representaram o Inatel na categoria sumô lego. Os alunos Pedro Borém e Vinícius Lemos Aguiar participaram da demonstração de mini-sumô e tiveram o melhor desempenho entre as equipes de sumô auto 500g. “O evento foi muito bom para testar nossos nos robôs contra adversários fortes que iremos enfrentar nas próximas competições desse ano. Agora iremos melhorar as estratégias e fazer alguns ajustes necessários para estarmos prontos para as próximas batalhas desse ano”, disse Pedro Borém.
Próxima competição será em Mogi das Cruzes, que reconheceu a robótica como esporte
O próximo evento presencial será a RSM Challenge, em Mogi das Cruzes, de 21 a 23 de abril. Esta é uma competição internacional, que conta com a participação do Inatel não só com as equipes da Robotbulls, mas também na organização. No último RSM Challenge, realizado em dezembro, o Inatel levou o primeiro e segundo lugares na categoria mini-sumô e o terceiro lugar no sumô 3 kg autônomo.
No dia 17 de março de 2022, o professor Wanderson Saldanha, coordenador do Laboratório de Robótica do Inatel, esteve em Mogi das Cruzes, para o evento que marcou a oficialização do decreto municipal que tornou Mogi a primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte. “Fomos convidados porque eles têm o Inatel como referência, pois descobriram a robótica durante nossa IRONCup, em 2018”, disse o professor referindo-se à competição realizada no Inatel e que reúne estudantes de todo o país.