Uma das equipes do time de IoT do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas do Inatel (CS&I Lab) conquistou o 2º lugar na 1ª fase do IoT Student Contest, competição destinada a alunos de graduação e ensino técnico promovida pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), CESAR e parceiros. Os alunos Matheus Julidori, Arthur Ferreira Silva, Diego Anestor Coutinho concorreram com o projeto BitField, um sistema de monitoramento para áreas de cultivo.
A competição desafia os estudantes a criarem um protótipo original, técnico, relevante e com aplicabilidade para solucionar problemas atuais na área de IoT utilizando kits de desenvolvimento fornecidos pelas empresas parceiras. Na primeira fase, realizada de 2 a 6 de maio, os grupos apresentaram suas propostas. O sistema proposto pelos alunos do Inatel baseia-se em uma solução modular para coleta, pré-processamento e envio de informações para um sistema web de armazenamento e pós-processamento de dados. A solução é capaz de medir a incidência de luz, temperatura do solo e ar, a umidade do ambiente, condutividade elétrica e índice de pH.
Para Matheus Julidori, participar desta primeira etapa foi uma experiência fenomenal. “Analisamos e estudamos muitos aspectos sobre nosso projeto e a área de atuação antes de idealizá-lo. Isso contribuiu e agregou muito na experiência profissional. Argumentar e defender meu projeto para a banca foi uma imensa fonte de aprendizado e melhorou muito a ideia, além de abrir meus olhos para vários pontos de melhorias possíveis”, destaca.
Arthur Ferreira Silva também achou a experiência muito gratificante. “Como tudo que é novo, me gerou um pouco de nervosismo, mas correu tudo bem. Penso que esse tipo de participação contribui muito para meu crescimento como estudante e pesquisador”, avalia.
A 2ª fase da competição, onde os estudantes deverão apresentar os protótipos e implementá-los, acontece de 22 a 26 de agosto. A equipe do Inatel que segue na disputa tem como tutores técnicos o professor Evandro César Vilas Boas e a engenheira Karine de Lourdes Mateus da Costa. Em ambas as fases, as apresentações são virtuais.