Uma equipe do Laboratório eHealth do Inatel conquistou o primeiro lugar no Datathon de Combate ao Câncer, promovido pelo Insper. O desafio previa a apresentação de soluções digitais analíticas, utilizando Big Data, para dados relacionados ao tratamento e combate ao câncer no Brasil. Das oito equipes participantes, a do eHealth foi a única a conseguir desenvolver uma solução prática e funcional usando machine learning para análise dos dados, conquistando, assim, o primeiro lugar.
A equipe do Inatel é formada pelos alunos Bernardo Campos João Silva, Bruno César Barberi Franco Pinto, Francisco Pereira Guimarães, Pedro Pereira Guimarães, Isadora Coelho Faggiani, Leonardo Galisse Nogueira de Lima e Rita Elizabeth Santos de Almeida, com orientação de Marcelo Cysneiros Aragão e Luma Rissati, coordenador de projetos do eHealth. “A conquista desse prêmio é muito expressiva para nós do eHealth. A equipe se dedicou bastante ao longo do desafio e superou todas as expectativas! Além da apresentação da solução (que era a exigência obrigatória do desafio), conseguimos implementar na prática um sistema de aprendizado de máquina capaz de identificar os fatores associados às mortes por câncer nos municípios com maior incidência da doença no Brasil. Poder aprender e aplicar conceitos de Big Data na área da saúde para auxiliar em um problema tão relevante como o câncer é, com certeza, gratificante e inspirador”, afirma Luma.
Para o professor Marcelo Cysneiros Aragão, esse foi mais um caso de sucesso da parceria entre o eHealth Innovation Center e o Coders, Developers & Gamers (CDG) Hub. "Mais uma vez, a colaboração entre as engenharias Biomédica, de Computação e de Software foi decisiva para alcançar um resultado de qualidade, com potencial de impactar positivamente a sociedade em assuntos de grande relevância", afirmou.
O professor Filipe Bueno Vilela afirma que o futuro do combate ao câncer, sem dúvidas, deve passar por conceitos de Big Data, machine learning, processamento de imagens médicas e inteligência artificial. Esse é um dos grandes caminhos para prevenir, criar estratégias em saúde pública e indicar melhores tratamentos. “Esse evento mostra a força da engenharia do Inatel na área de tecnologias biomédicas, a capacidade em ciência de dados e o engajamento dos alunos e profissionais em demandas sensíveis à sociedade. Tais conhecimentos fazem parte da grade curricular dos cursos do Inatel, bem como está presente em diversas linhas de pesquisas do eHealth e outros laboratórios temáticos”.
O prêmio recebido pela equipe é um curso de Ciência de Dados para Inovação em Saúde.