Equipes de esporte do Inatel se destacam ao longo do ano


"Acho que o esporte foi bem praticado esse ano pelos alunos do Inatel", foi com essa frase que o professor de Educação Física do Instituto Eduardo Ribeiro definiu a participação dos atletas do Inatel em diversos eventos na região.

Ao longo desse ano, as equipes de basquete, futsal e handebol do Inatel participaram de três torneios universitários, conquistando títulos importantes nas diferentes categorias.

A primeira competição foi o Desafio Universitário, organizada pela Unifei envolvendo faculdades e universidades de Itajubá e o Inatel. O Instituto chegou à final do basquete e futsal masculino, ficando em 1º lugar e 2º lugar respectivamente. Já o handebol masculino ficou em terceiro lugar na competição.

A segunda competição disputada pelas equipes foi o "Encontro Desportivo Universitário", organizado também pala Unifei juntamente com instituições como Faculdade de Medicina de São Paulo, Inatel, Faculdade do Vale do Paraíba, entre outras. O Inatel chegou à final do futsal ficando em segundo lugar e do basquete sendo campeão na modalidade.

No segundo semestre o Instituto, em parceria com a Atlética e o Diretório Acadêmico Inatel organizou o encontro universitário. O "Inter Facul" contou com a participação da faculdade de Direito de Pouso Alegre e Faculdade de Odontologia de Pouso Alegre. O Inatel conquistou diversos títulos, sendo campeão, no futsal e basquete masculino e no handebol feminino.

O último torneio universitário em que os alunos participaram foi organizado pela prefeitura de Itajubá, que esse ano resgatou o tradicional "Jogos da Primavera", que foi idealizado pelo professor do Inatel José Rocha de Carvalho há alguns anos. O Inatel foi convidado a participar juntamente com todas as instituições de ensino superior de Itajubá. As equipes de futsal e basquete masculino do instituto chegaram à final sendo vice-campeãs e handebol masculino ficou em 3º lugar.

Além dessas competições, os atletas participaram de diversos amistosos com times da região e o futsal participou também da Copa Alterosa de Futsal, representando Santa Rita do Sapucaí, chegando até a segunda fase.

Segundo Eduardo essas competições ajudaram aos alunos a adquirir experiências e a expectativa é que em 2015 haja novos torneiros no Instituto. "Fizemos esses amistosos para poder dar uma experiência maior as nossas equipes e foi excelente ver o desempenho dos mesmos. A ideia é trazer mais eventos esportivos para dentro do Inatel e envolver os alunos não só participando, mas também auxiliando na torcida. Nosso objetivo é incentivar também outras equipes de modalidades distintas como futsal feminino, vôlei masculino, natação entre outras", afirma.

 

Outras atividades

Diversas atividades também fizeram parte do calendário esportivo do Inatel. O projeto "Educação através do esporte", realizado com os alunos da Cas@Viva, conta com aproximadamente 25 crianças de 7 a 11 anos no futsal e no basquete uma turma de 30 crianças entre 10 e 15 anos. Ao longo do ano, amistosos com as equipe de futsal e basquete foram realizados.

Outra importante ação foi o "Primeiro Festival de Mini Basquete", realizado com a presença da ex-atleta da seleção brasileira de basquete, Alessandra Santos de Oliveira, campeã mundial em 1994 e duas vezes medalhista olímpica - prata em Atlanta 1996 e Bronze em Sidney. O evento contou com a participação de 120 crianças que competiram em três categorias: sub-12, sub-14 e sub-17, e envolveu atletas de Extrema, Carmo da Cachoeira, Varginha e Pouso Alegre.

"Esse evento permitiu que meninos e meninas trocassem experiências não só entre si como também com a Alessandra. Foi de grande importância para todos a realização desse festival", comentou o professor de educação física do Inatel.

Na semana da criança o Inatel realizou o 1º Festival de Mini Basquete das escolas Municipais de Santa Rita do Sapucaí que contou com a participação de 140 crianças. Esse festival foi o fechamento do projeto que leva os alunos universitários do Instituto para as escolas municipais onde realizam clinicas esportivas, ministram aulas e fazem a ponte entre a criança e o esporte. As atividades iniciaram com o basquete e foi bem aceito pelas escolas e crianças participantes.

"Estamos conseguindo aos poucos, com o auxilio do professor Rocha, mostrar a todas as faixas etárias a importância do esporte. Essa ação ajuda não somente as crianças como nossos alunos universitários na formação de valores, de caráter e também auxilia na formação humana, mostrando a importância de sabendo ganhar ou perder. Acho que para essa nova geração o esporte vem auxiliar a entender a importância da persistência, a se superar e a dedicar-se mais. O esporte é isso", finaliza o professor.