Duas equipes do CubeSat Desing Team Inatel se classificaram para a fase final da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O time concorreu com três equipes que tiveram ótimos resultados ao longo da competição, ficando entre as melhores do Sudeste.
Na primeira etapa, os estudantes tiveram que apresentar o planejamento do projeto e, na segunda fase, foi a vez de construí-lo. A equipe AlphaSat, formada pelos alunos Diego Anestor Coutinho (Engenharia de Computação) e Pedro Lucas Siqueira Paulino (Engenharia de Telecomunicações), conquistou o 3º lugar. Já a equipe Priceless Brain, formada pelas alunas Arielli Ajudarte da Conceição (Engenharia de Telecomunicações) e Sthefany Farias Vilela (Engenharia Elétrica), ficou com a 8ª colocação.
Para o aluno Diego Anestor Coutinho as noites em claro valeram a pena, pois foram momentos inesquecíveis que permitiram adquirir uma ótima experiência durante todo o processo. “Foi surpreendente ver que nos classificamos, ainda mais com um time com tão pouco tempo de experiência. Mesmo assim demos o nosso melhor, e os resultados foram melhores do que imaginávamos. Fico extremamente grato por todo o apoio que recebi, e feliz por todas as pessoas que conheci no meio do caminho”, destacou.
Agora, as equipes se preparam para a última fase da competição, onde haverá o lançamento dos satélites. Essa fase será realizada em etapas regionais e, os melhores satélites, serão lançados novamente em uma etapa nacional, na qual serão escolhidos os ganhadores.
O CubeSat Desing Team é desenvolvido dentro do escopo de atividades do CS&I Lab (Cyber Secutity & IoT Laboratory), com o intuito de complementar a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área de engenharia espacial. O time está aberto a participação de alunos de todos os cursos de graduação do Inatel. Os interessados devem procurar pelo orientador responsável pelos trabalhos do grupo, o engenheiro Evandro César Vilas Boas.