O Centro de Memória Inatel recebeu, entre os dias 19 a 23 de setembro, mais de 160 alunos de quatro escolas de Santa Rita do Sapucaí.
Os estudantes conheceram a história da região e entenderam como é feita a preservação de documentos históricos. Além disso, foi explicada a diferença entre museu e centro de memória. O primeiro apenas expõe momentos do passado, enquanto o centro de memória preserva os acontecimentos do presente, pois considera que o "ontem" já é história.
De acordo com Paulo Eduardo de Almeida, coordenador do Centro de Memória Inatel, esse tipo de atividade reforça a valorização cultural de Santa Rita do Sapucaí, além de ressaltar a importância de cuidar bem de documentos e artefatos de valor histórico. "Por meio de eventos como esse, o aluno toma conhecimento da história de sua cidade, identifica o passado e, como consequência, entende melhor o que está acontecendo no presente", explicou.
A visitação faz parte da 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O projeto, busca promover o patrimônio cultural de Minas Gerais, por meio da realização de diversas atividades em todo o Estado, e incentivar a preservação da memória histórica da comunidade.
=> Nas visitas foi explicado aos estudantes como é o processo de conservação de documentos históricos