Estudantes de Engenharia Biomédica do Inatel terão aulas práticas dentro de hospital

Prof. Ivon Luís Pinto; o diretor do Hospital, Marcos Paulo; o diretor do Inatel, Marcelo Marques; o presidente da Finatel, José Geraldo de Souza; o presidente da Fundação Santa-ritense de Saúde e Assistência Social, Ialdo Costa e os professores do Inatel, Fabiano Carvalho e Marco Túlio PerlatoAlunos do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel terão uma novidade no ano letivo de 2013. As aulas práticas de algumas disciplinas passarão a ser realizadas dentro do Hospital Antônio Moreira da Costa. Isto será possível, graças a um convênio de cooperação técnico-científica firmado entre a Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações e a Fundação Santa-ritense de Saúde e Assistência Social, que possibilitou a criação de uma sala de treinamento e um laboratório de Engenharia Clínica no local.

Trata-se de um ambiente destinado à capacitação e pesquisa, que também será utilizado para treinamento do corpo clínico do hospital e por alunos de cursos da área de Saúde do Colégio Tecnológico CP1 e da Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa". Por ser parceiro de longa data do hospital, o Inatel financiou a criação do novo espaço, inaugurado este mês.

Segundo o diretor administrativo do hospital, Marcos Paulo, a criação da nova sala e laboratório veio fortalecer ainda mais a parceria com o Inatel, que desde 2010 organiza visitas técnicas de seus alunos e doa equipamentos para serem utilizados pela instituição. "Será uma via de mão dupla, os alunos irão aprender e nós, além de reduzir custos com a manutenção de equipamentos, teremos um local apropriado para capacitar nossos colaboradores".

Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, esta é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do hospital e para a formação prática dos alunos do Instituto. "Ao longo dos últimos 47 anos, nossos alunos tem assumido importantes posições em grandes empresas e, muitos destes, montaram o seu próprio negócio. Isso só tem sido possível porque o Inatel busca aliar à formação acadêmica ações como esta, em conjunto com empresas e outras instituições, que possibilitam oferecer aos alunos uma formação diferenciada e voltada às reais necessidades do mercado e sociedade".

A sala será utilizada pelo corpo clínico do Hospital e por alunos do Inatel, da ETE e do Colégio CP1 O presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza, entende que este é o resultado da cooperação entre entidades que cuidam de duas esferas muito nobres e essenciais para a sociedade, que são Saúde e Educação. "É uma alegria ter a oportunidade de cumprir nossa missão através dessa cooperação e entregar para uso das instituições de ensino da cidade, do Hospital e da população uma sala que pretende melhorar a qualidade da formação dos profissionais de Saúde".

Além de financiar a criação do novo espaço, o Inatel cedeu os equipamentos que serão utilizados no laboratório de Engenharia Clínica.