Um grupo de 29 estudantes do Instituto Superior Politécnico de Huambo, em Angola, está no Inatel para um Programa de Estágio de Verão. São duas turmas, uma delas de Engenharia de Telecomunicações e outra de Engenharia de Informática que vão passar dois meses tendo aulas nos laboratórios do Instituto. "A expectativa é enorme. Vamos aprofundar o conhecimento que recebemos em Huambo", disse o aluno de Engenharia de Informática Euclides Caleata.
O programa foi desenvolvido pelo Inatel Competence Center (ICC) – Treinamento e é todo voltado à prática. De acordo com engenheiro e professor do Inatel Leonardo Maia, o curso atende às necessidades dos alunos que vão se formar este ano e também à realidade de Angola. "O governo angolano está fazendo grandes investimentos para interligar todo o país com fibra óptica e vai precisar de profissionais aptos a trabalhar com esta tecnologia e outras ligadas às telecomunicações".
O mesmo vale para os profissionais de engenharia de Informática. "A maior necessidade do Centro Nacional de Tecnologias de Informação (CNTI) de Angola é por engenheiros especializados em softwares, em programação WEB, Java, linguagem C, entre outros", afirma o gerente do ICC – Educação Continuada, André Abbade.
Exatamente por essas necessidades, o treinamento está focado nessas tecnologias essenciais aos profissionais de engenharia de telecom e informática. Além das oito horas de aula por dia, o programa prevê visitas técnicas às empresas do Vale da Eletrônica e também atividades de lazer aos finais de semana. O aluno Diamantino Chipindo, que faz Eletrônica e Telecomunicações, é um dos mais animados com as aulas práticas de antenas e propagação. "Faltava algo muito maior que estou recebendo agora. Podemos tocar com as mãos em tecnologias que lá não temos. A prática vai trazer aquilo que faltava pra mim."