Cerca de 45 alunos do Instituto Superior Politécnico de Huambo (ISPH), na Angola, estão participando desde o início deste mês do segundo Programa de Capacitação Técnica de Verão para alunos da instituição angolana.
O curso de verão foi desenvolvido especificamente para estudantes angolanos das áreas de Engenharia da Computação, de Telecomunicações e Engenharia Biomédica com treinamento focado nas tecnologias essenciais a esses profissionais. Além das oito horas de aulas diárias, o programa prevê visitas técnicas às empresas do Vale da Eletrônica e também atividades de lazer aos finais de semana.
Segundo o coordenador do Programa e do Escritório Internacional do Inatel, professor Leonardo Maia, o curso atende às necessidades dos alunos que vão se formar este ano e também à realidade de Angola. "O ISPH possui uma grande Carência em relação a laboratórios e com essa parceria entre os Institutos, os alunos passam, nessas 280 horas de estudos, a aplicar na prática todas as teorias aprendidas", afirma.
O representante dos estudantes angolanos e aluno do curso de Engenharia da Computação, Miguel Antônio, destaca a importância em participar do curso oferecido pelo Inatel. "Nossas experiências estão sendo muito interessantes e proveitosas. É a oportunidade de colocarmos em prática aqui no Inatel tudo que aprendemos nos quatro anos de estudos em Huambo", diz. O aluno ressalta também a qualidade da estrutura encontrada no Instituto. "A estrutura do Inatel é muito boa e ficamos impressionados. Queremos fazer propostas para que o Inatel ajude a nossa instituição na construção de laboratórios tão eficazes como os que encontramos aqui, para que não seja mais necessário viajar para buscar o conhecimento", finaliza.
Assim como no ano anterior, os alunos de Computação estão se especializando nas áreas de Software, Programação WEB, Java, Linguagem C, entre outros temas. Já os alunos de Telecomunicações participam de atividades práticas nas áreas de Telefonia Fixa, Antenas e Programações, Rádio Digital, etc. A novidade esse ano foi a inclusão do curso de Biomédica, que é totalmente voltado à prática com disciplinas como Transdução de Sinais Biomédicos, Eletrônica, Bioquímica e Anatomia.
Severina Lucamba, aluna de Engenharia Biomédica, falou com entusiasmo sobre as disciplinas oferecidas durante o curso. "Já considero esse curso de verão um diferencial em minha carreira, pois além do intercâmbio cultural e profissional, estou vivenciando muita coisa que antes tínhamos visto somente na teoria. Independente de já estar no final do meu curso no ISPH, que é licenciatura em Biomédica, tenho visto que os conhecimentos que tenho não são nada perto de tudo que estou recebendo e vendo na prática", ressalta.
Os alunos permanecem em curso no Inatel até dia 28 de fevereiro, retornando após este período para Huambo para cursarem o último ano do curso de graduação.