As três instituições de ensino técnico e superior de Santa Rita do Sapucaí, a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” (ETE), a Faculdade de Administração e Informática (FAI) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), representaram o município no lançamento do Compete Minas, realizado no 31 de maio, em Belo Horizonte.
A iniciativa tem como objetivo aumentar a competitividade de empresas mineiras, buscando incentivar a interação com universidades e instituições de pesquisa do Estado, e prevê a abertura de dois editais de apoio à inovação no valor de R$ 100 milhões. Os editais foram divididos em duas linhas, uma delas voltada à “Tríplice Hélice”, em que universidades públicas e privadas poderão realizar projetos de pesquisa e inovação em parceria com o setor privado. É nessa linha na qual as instituições santa-ritenses se enquadram.
O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, avaliou a iniciativa como fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Há muitos desafios que temos que vencer para consolidar o Parque Tecnológico Aberto em nossa região e esse é um trabalho que deve ser feito de forma coesa entre o poder público, as instituições de ensino e pesquisa e as empresas. Essa iniciativa vem fortalecer esse trabalho conjunto e gerar ainda mais oportunidades de inovação em nosso município”, destaca o diretor.
Para Alexandre Magalhães, diretor da FAI, os editais irão permitir a melhoria de processos, o desenvolvimento de novos produtos e, consequentemente, gerar emprego e renda para a população. “O programa vem para incentivar ainda mais a interação da academia com o setor privado. Nosso município tem o privilégio de ter três ICTs comprometidas com o desenvolvimento regional e do país, que trabalharão de forma unida para cada vez mais estreitar parcerias com nossas indústrias e com o poder público”, ressalta.
O diretor da ETE, Alexandre Loures Barbosa, lembra que durante o lançamento do programa, o Governador Romeu Zema disse que não se pode falar em inovação sem ter mão-de-obra qualificada e destaca o papel fundamental das instituições de ensino do município nesse sentido. “A cidade de Santa Rita do Sapucaí é conhecida, nacional e internacionalmente, como uma cidade empreendedora. Isso acontece porque em nossas escolas são trabalhadas questões fundamentais para se obter um ambiente propício à inovação. Nossos alunos são levados a serem líderes, autônomos, mas, ao mesmo tempo, sabendo trabalhar em equipe. Educamos com foco na motivação e no aperfeiçoamento, e, desta forma, nossos estudantes amadurecem, criam, lideram e desenvolvem outros fatores importantes para quem almeja se tornar um empresário ou um outro tipo de empreendedor", reitera.
Os editais do Compete Minas estão disponíveis no site da Fapemig (clique aqui para acessar). Os empresários interessados em inscrever um projeto na linha Tríplice Hélice poderão contar com o apoio das três instituições.