O Inatel recebeu empresas e empresários do Sul de Minas em evento realizado com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas, no dia 19 de fevereiro, em que foram apresentadas oportunidades de acesso a recursos financeiros para projetos de empresas cooperativas, startups e universidades interessadas em inovar, em qualquer setor no estado de Minas Gerais. O evento foi voltado às inscrições de empresas de todos os portes para receberem financiamento do programa Compete Minas.
A iniciativa visa engajar o desenvolvimento tecnológico e econômico estadual, para isso a chamada envolve a parceria entre academia, indústria e governo, em um conjunto de interações conhecido como tríplice hélice. Na ocasião do evento o subsecretário Bruno Araújo falou sobre os subsídios não-reembolsáveis para o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e ou processos inovadores - novos ou significativamente aprimorados.
As oportunidades de financiamento devem beneficiar de micro e pequenas empresas, startups e cooperativas com ganhos de até R$4,8 milhões de reais, até grandes empresas e cooperativas com receita acima de R$300 milhões. Dessa forma, todo o ciclo da inovação, do desenvolvimento à produção ganham reforços no Estado e abrangem de forma prática as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT-MG). O que pode levar a um incremento da cadeia produtiva com a maturidade e o escalonamento de tecnologias.
O Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches, fala sobre a importância do evento e da participação dos empresários regionais. “O programa Compete Minas, do Governo de Minas já é muito conhecido do empresariado mineiro e, desta vez, será lançada uma nova rodada de chamadas, com diferenciações em alguns editais. Os recursos financeiros serão não reembolsáveis e o perfil das empresas que podem receber este aporte vão de empresas nascentes até grandes empresas. Por isso, reforçamos o convite para os empreendedores e empresariado do Sul de Minas comparecerem ao Inatel para essa oportunidade, em que o próprio subsecretário do Governo de Minas, Bruno Araújo, fará a apresentação das chamadas” convida o coordenador.
As ICTs, como o Inatel, serão instituições parceiras nas propostas das empresas inscritas. A ICT deve ser de caráter público ou privado e sem fins lucrativos, além de incluir em sua missão institucional ou em seu objetivo social a pesquisa científica, tecnológica e o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos executados no Estado de Minas Gerais.
Para verificar a Chamada 08/2024, desenvolvida em parceria com a Fapemig acesse o link: https://forms.gle/y6AK9KARdppsKNex8