Evento “Nossos Escritores” reúne livros de professores do Inatel

Obras estão disponíveis para leitura na Biblioteca da instituição

A pandemia nos deu muitas restrições, mas também alguns presentes. Pudemos parar e avaliar o que realmente tem valor no nosso dia a dia, na nossa vida. A família, a convivência com quem amamos, a liberdade... E quantas vezes conseguimos expressar esses sentimentos? Seja em atitudes, palavras ou versos?

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1O professor José Geraldo de Souza sempre expressou a importância dos seus em histórias e palavras tão bem colocadas em falas e na escrita. E foi durante a pandemia que os tesouros escritos por ele ao longo da última década foram descobertos por suas filhas e puderam chegar até nós nas páginas do livro “Passagens”.
“Eu sempre gostei de escrever e deixava guardado. Aí no final de 2020 minhas filhas descobriram. Mostrei para a Luciana o texto que escrevi para meu neto Pedro. A Taciana também viu e quis saber dos outros textos. Quando vi, ela já estava com o contrato de uma editora, um presente dela para mim”, contou. Um presente para todos nós, professor!

Esse é o primeiro livro publicado do professor José Geraldo, que foi presidente da Finatel - Fundação mantenedora do Inatel, e membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí – a Alca. Passagens traz homenagens e histórias envolvendo pessoas ligadas ao autor e personagens conhecidos de Santa Rita do Sapucaí, incluindo Sinhá Moreira e José Nogueira Leite, fundadores da Escola Técnica de Eletrônica e do Inatel.

O livro Passagens foi lançado oficialmente em abril e estava na exposição “Nossos Escritores” realizada no dia 9 de julho, no Inatel, que reuniu obras publicadas por professores da instituição nos últimos anos.

Vários textos ainda estão guardados e novas histórias já estão a caminho de um novo livro que promete muita emoção e boas horas de leitura. “É gostoso escrever. Primeiro escrevo na cabeça e agora, com mais tempo, vão saindo as histórias”, disse José Geraldo.

Nossos EscritoresOutro livro também lançado este ano e que estava na exposição foi “Sistemas Digitais Reconfiguráveis – FPGA e VHDL”, do professor Adriano Domingos, escrito com mais três autores, entre eles o egresso do Inatel, Enzo Gaudino. A obra surgiu depois de uma série de capacitações e traz o ensino de eletrônica digital de forma moderna, didática e prática. “A pandemia permitiu que tivéssemos mais tempo para nos dedicar à conclusão e edição do livro”, afirmou o professor e diretor da Exsto Tecnologia.

Adriano Domingos deu uma entrevista à Rádio Nova Difusora (confira neste link a reportagem). “Nossa intenção foi atualizar esse conhecimento, trazendo novas tecnologias e dispositivos mais modernos, para alunos iniciantes”.
Quem tem acesso à biblioteca do Inatel podem conferir os livros escritos pelos professores da instituição. Confira a relação neste link.

O evento também marcou o lançamento do livro “Introdução do Liberalismo”, do professor Vinícius Montgomery, e os livros “Estatística aplicada à Engenharia [com minitab] vol. 1 e 2, do professor Leovani Guimarães. O professor Justino Ribeiro, primeiro docente do Inatel a publicar um livro e com quatro títulos editados, também esteve no evento.

Além da exposição dos livros, também foi realizado um show de MPB no Teatro Inatel com os músicos Giulia Aperriê e João Vitor Junqueira.