Ex-aluna do Inatel está em 1º lugar em Desafio de Inovação das Nações Unidas

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1A Engenheira de Telecomunicações formada no Inatel, Gabriela Ribeiro Lopes, está na primeira colocação do desafio global sobre inovação digital da agência de tecnologia das Nações Unidas. O projeto da ex-aluna envolve a inclusão socioeconômica e tecnológica por meio de trocas e doações. As 10 ideias vencedoras, após selecionadas por um júri de especialistas, terão contato com uma rede de líderes mundiais, poderão participar de eventos na Coréia ou na Hungria com as despesas pagas e ainda receber um treinamento exclusivo em ferramentas de inovação digital.

O Digital Change-Maker Challenge é realizado pela International Telecommunications Union (ITU), agência de tecnologias de informação e comunicação das Nações Unidas, no qual participam projetos de todo o mundo. O desafio tem a finalidade de facilitar a transformação digital, acelerar o desenvolvimento nos países dos projetos inscritos e possibilitar o compartilhamento das melhores práticas com soluções centradas em TIC. No momento, a proposta de Gabriela está em primeiro lugar no ranking de reputação do site, com grande número de comentários positivos e apoio dos internautas.

Segundo a engenheira, o aplicativo Barter Currency é voltado para pessoas que têm pouca disponibilidade de moeda e vislumbra uma melhora no mercado de trabalho das regiões. “O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) retratou 55 milhões de pessoas vivendo na pobreza em 2018. A falta de dinheiro favorece a troca de bens e serviços, especialmente em municípios, cidades, vizinhanças ou áreas rurais, e o escambo reduz a necessidade do dinheiro” afirma a autora do projeto.

Inatel ExAluna Desafio ITU Primeiro LugarO desafio está aberto a participantes de todas as nacionalidades e não há limite de idade para a inscrição. Por trás da tecnologia oferecida pelo Barter Currency estão os mais nobres objetivos, como aumentar as oportunidades de emprego e reduzir o desperdício de mercadorias, principalmente alimentícias.

A ex-aluna convida a todos a conhecerem o site e participarem deixando um comentário na proposta. 
Acesse o link: https://lnkd.in/dtug4-z.

O Projeto de Gabriela está em destaque entre outras ideias inscritas de todas as nações.