Cerca de 20 ex-alunos das turmas de julho e dezembro de 2007 participaram da seleção. Inicialmente, os recrutadores fizeram uma palestra sobre as tecnologias e serviços prestados pela empresa. Na seqüência, os recém formados fizeram testes de conhecimento e passaram por entrevistas individuais. Ao final, quatro engenheiros foram selecionados.
Para Ma Haixu, o Inatel é um grande fornecedor de mão-de-obra especializada em Telecomunicações. Segundo ele, existem hoje vários ex-alunos da instituição ocupando posições estratégicas na Huawei, e isso reforça o reconhecimento do Instituto como um centro de formação de engenheiros competentes. “Além dos ex-alunos dentro da empresa, a Huawei também mantém contato com profissionais graduados no Inatel que atuam na direção de empresas clientes, como é o caso de Leonardo Capdeville e Paulo Emídio, diretores da Vivo”, acrescenta o vice-presidente.
Ma Haixu diz ainda que o recrutamento de jovens recém-formados é importante, pois eles possuem uma maior disposição para aprender, são mais flexíveis e se adaptam melhor à cultura da empresa. “Essas características dos jovens profissionais também irão permitir o seu rápido crescimento dentro da empresa”, conclui.
O Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais do Inatel é responsável por repassar as oportunidades de estágio e emprego para alunos e ex-alunos da instituição e por dar todo o suporte necessário aos estudantes e profissionais para o ingresso no mercado de trabalho, além de promover visitas a empresas, recrutamentos internos e externos, palestras, cursos e programas de aperfeiçoamento profissional. No ano passado, o Núcleo promoveu a visita de nove empresas de grande porte ao Inatel, como CPqD, Motorola, Promon, Ericsson, Vivo e mais de 500 estágios aos estudantes. Mais informações no portal nesp.inatel.br.