São quase 50 anos formando homens e mulheres para a Engenharia, para a Tecnologia, para a vida. E quantas e quantas histórias marcam cada turma, cada período. Momentos inesquecíveis que estão na memória dos alunos e agora também reunidos na exposição "Retratos que marcam histórias", aberta na sexta-feira, dia 5 de dezembro.
A mostra foi organizada pelo Centro de Memória do Inatel, que reuniu o próprio acervo, como também fotos de ex-alunos que enviaram os arquivos para o Centro nos últimos meses. A historiadora Patrícia Vigilato, responsável pela pesquisa da exposição, explica que os registros das turmas foram divididos por décadas e retratam momentos marcantes, como os ritos de entrada, ritos de saída, formatura, confraternizações, assim como o dia a dia em salas de aula e laboratórios.
A mostra reúne mais de 300 imagens e também conta com depoimentos de ex-alunos, muitos deles gravados durante o Encontro Nacional, realizado em outubro, em São Paulo. Na abertura da exposição, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, falou da importância dos ex-alunos para a história do Instituto. "São eles que consolidam nossa história, ao cumprirem seu papel profissional, trabalhando para o desenvolvimento de nosso país".
O egresso José Carlos Santana Palma, da turma de 1969, disse que é gratificante ver a exposição e ver como o Inatel se transformou. "Dá um orgulho imenso ver a evolução da instituição e, ao mesmo tempo, relembrar os velhos tempos", disse o engenheiro durante a abertura da mostra.
A exposição pode ser vista até 20 março de 2015, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h. O Espaço Cultural fica no segundo piso do prédio 5.
[widgetkit id=10]