Eventos culturais celebram cem anos de José Nogueira Leite

inatel-orquestra-filarmonica-mg-mar-2012

inatel-orquestra-filarmonica-mg-mar-2012 115

Apresentação de Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e exposição celebram o centenário do fundador e idealizador do Inatel

O idealizador e fundador do Inatel, professor José Nogueira Leite, completaria cem anos em março de 2012. Para comemorar o centenário, o Inatel promoveu no dia 17 de março uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o evento também marcou o aniversário de 47 anos do Inatel. Na abertura da solenidade foi exibido um vídeo em homenagem a José Nogueira Leite. O vice-diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins em representação a toda comunidade acadêmica do Inatel entregou uma placa de homenagem à filha de Nogueira Leite, Maria Hortência Leite Netto. Em nome dos alunos e ex-alunos do Inatel, o diretor presidente do Diretório Central de Estudantes, Túlio Gustavo Rodrigues, também prestou homenagem a Maria Hortência.

Com casa cheia, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais emocionou a todos com repertório clássico e contemporâneo. Ao final, o grupo surpreendeu e interpretou uma música que não estava prevista na programação. O choro "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, famoso na voz de Carmem Miranda provou aos presentes que a Filarmônica de Minas também é um grupo de música brasileira.

Além do espetáculo musical, para celebrar o centenário de José Nogueira Leite, o Inatel abriu no início do mês uma exposição sobre a vida e obra do professor. A exibição ocorre no segundo andar do Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológica do Inatel (corredor de acesso ao Teatro Inatel) e pode ser visitada até o dia 30 de abril. No evento de abertura da mostra, a filha de Nogueira Leite, Maria Hortência Leitte Netto expressou sua alegria ao constatar que o sonho do pai se concretizou e, atualmente representa uma entidade de importância nacional e internacional. "Eu só tenho a agradecer ao meu pai e ao pessoal que fez o sonho dele se tornar realidade", ressaltou.

Quem visitar a exposição poderá saber um pouco mais sobre como foi o processo de abertura do Instituto ao ver fotos e documentos como o primeiro projeto de criação do Inatel, escrito a mão na década de 60. Nesta época, Nogueira Leite afirmava que as telecomunicações seriam o futuro do país e percebeu que havia a necessidade de se criar uma instituição para formar profissionais especializados nesta área.

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques comenta que José Nogueira Leite era um homem de visão muito apurada, pois previu o futuro do ensino e das demandas mercadológicas no país e construiu o projeto do Instituto levando em conta essas previsões. "Os cursos de engenharia, tecnologia, e mestrado, bem como a excelente infra-estrutura do campus e dos laboratórios que o Inatel possui atualmente foram idealizados desde o início pelo professor José Nogueira Leite e isso foi essencial para a consolidação do Inatel como centro de excelência em ensino, pesquisa, inovaçãoe empreendedorismo", conclui.

Descerramento de placa em homenagem ao centenário de José Nogueira Leite e homenagem a filha dele, Maria Hortência Leite Netto

Clique aqui e veja mais fotos das comemorações em homenagem ao centenário de José Nogueira Leite