Feira de Ciências do Inatel reúne estudantes do Fundamental II e Ensino Médio de Minas Gerais

Feira de Ciência 2023Uma das novidades da Feira Tecnológica do Inatel foi a realização também da 2ª edição da Feira de Ciências do Inatel, a FeTeen, voltada para alunos do ensino fundamental e médio de Minas Gerais. O projeto, idealizado e coordenado pelo Núcleo de Relações com Colégios (NRC), tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia.

Projetos de estudantes 11 cidades mineiras do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio foram apresentados nos dias 28 e 29 de setembro, no saguão do prédio 5, do campus em Santa Rita do Sapucaí. Com o tema “Tecnologia a Serviço da Vida”, os trabalhos mostraram como a tecnologia pode ser usada para solucionar ou melhorar situações cotidianas que impactam a sociedade.

Na quinta-feira, dia 28, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos estudantes do 9º ano do Fundamental II das cidades de Soledade de Minas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Campanha. Eles foram avaliados por professores do Inatel, que premiou os dois melhores. O segundo lugar ficou com o projeto Casa Ecológica com sistema de captação de água da chuva, da Escola Estadual Sanico Teles, de Santa Rita do Sapucaí. Em primeiro lugar ficou o projeto SAPQ, dos alunos da escola Externato Nossa Senhora de Lourdes, de Campanha. Os alunos desenvolveram um sistema de detecção de queimadas através de câmera, que aciona setores como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Durante a elaboração do projeto, os estudantes participaram de um curso no Inatel, que os ajudou na configuração da solução.

Imagem de artigo de Notícias - Foto 2Na sexta-feira, dia 29, foram apresentados 16 projetos de estudantes do Ensino Médio de cidades do Sul de Minas e região metropolitana de Belo Horizonte. O vencedor foi o projeto Clean River, também desenvolvido pelos alunos do Externato Nossa Senhora de Lourdes, de Campanha. “O projeto de proteção contra enchentes, inundações e alagamentos prevê a coleta de resíduos sólidos em pontos estratégicos de rios, envolvendo sensores infravermelhos e Inteligência Artificial”, explicou o estudante Casemiro Lemes Silva, do 1º ano do Ensino Médio.

“As pessoas parecem que ter medo de quando fala em ciências, pois pensam que é difícil. Mas não é, basta ter curiosidade, criatividade e o incentivo correto para colocar a mão na massa. Por isso, iniciativas como essa da Feira de Ciências do Inatel é importante para incentivar os alunos e as escolas”, afirmou o professor Luciano Martins, professor do Externato.

Imagem de artigo de Notícias - Foto 3Clique aqui e confira as fotos da FeTeen