Dentre os 93 projetos que serão apresentados na 34ª Feira Tecnológica do Inatel- Fetin, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Santa Rita do Sapucaí, alguns se destacam por atuarem na área da saúde, através da acessibilidade e reabilitação de pessoas que sofrem com alguma doença e necessitam de tratamentos.
Como o caso do Neuro Carpet Test – NCT – desenvolvido pelos alunos do Inatel que utiliza a Neurociência associada à engenharia nos cuidado da Hidrocefalia de Pressão Normal – HPN. Essa doença é um tipo de demência reversível, caracterizada por alteração do andar, incontinência urinária, comprometimento da memória ou comportamento, que aborda idosos, facilmente confundida com Alzheimer ou Parkinson. Um dos meios para sua detecção é a execução de um exame de avaliação da marcha, que mede o tempo gasto e os movimentos realizados durante o exame e o projeto NCT automatiza o exame e facilita os diagnósticos da doença, utilizando um software e um tapete sobre o qual o paciente caminha. No software é possível cadastrar os exames realizados, registrando o tempo e a visualização de execução do percurso.
Outro projeto que também atua na área de reabilitação motora é o Pegadas, que auxilia pacientes com Mal de Parkinson a caminhar, aumentando sua independência para se deslocar e a qualidade de vida como um todo.
O FisioGve produto desenvolvido pelos alunos que também estará exposto na Fetin é uma luva que faz uso de Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) onde aplica correntes elétricas à baixa frequência através dos eletrodos. Esses Eletrodos instalados na luva transmite a corrente elétrica através da pele do paciente nas sessões de eletroterapia. O diferencial desta luva é permitir que o paciente realize tarefas diárias enquanto está recebendo o tratamento fisioterápico.
Analisando a dificuldade do deficiente auditivo de se comunicar com pessoas que não entendem a linguagem de sinais, foi desenvolvido o GloveEvolution. Um aparelho que busca dar maior autonomia e independência para o portador de necessidades especiais realizar tarefas simples sem intérpretes. No projeto o deficiente auditivo irá utilizar uma luva para detectar os movimentos da mão, ou seja, a linguagem de sinais. Depois dessa identificação, as palavras serão transformadas em áudio. Com isso é possível conversar sem a necessidade do outro indivíduo entender Libras.
A correção postural e insistidas dores na coluna fizeram os alunos desenvolverem a BackTech, um corretor postural versátil e discreto, que também é uma mochila, e tem como diferencial, um conjunto de sensores que são interpretados pelo smartphone. Com o design inspirado em jogos de ficção científica com exoesqueletos, nasceu a proposta de unir designer e funcionalidade. Além disso, a proposta tende a outro patamar, onde a tecnologia se aliaria à ergonomia, aprimorando o bem-estar pessoal. Hoje o projeto é estudado como um case para aplicação da arquitetura "NovaGenesis", desenvolvida no Inatel pelo professor Antônio Alberti, que ao integrar-se com a "Internet of Things" (IOT), se tornará mais uma solução que gerará dados compiláveis, a chamada 'Big data'.
Além desses, também estarão expostos na feira projetos nas áreas envolvendo os cursos oferecidos pelo Inatel – Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Tecnologia em Gestão de Telecomunicações e Tecnologia em Automação Industrial.
Um projeto que chama atenção é o TexugoPi, um sistema com sensores de baixo consumo de energia responsáveis pelo monitoramento e direcionamento das vagas disponíveis para os deficientes físicos e idosos. Já o ArduinoDrum é uma bateria eletrônica de baixo custo, onde foram utilizados tubos de PVC e placas de isopor. O Separador de Medicamentos Programável (SMP), é possível colocar cada medicamento em uma repartição exclusiva e personalizar o horário de ministração dos comprimidos através de um dispositivo de comunicação.
Os projetos de destaque na área de Energia e Sustentabilidade está o Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica , sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica tem o intuito de inspecionar o consumo de energia elétrica de uma residência durante o mês e informar, via smartphone, ao proprietário da residência o valor desse consumo e projetar o gasto mensal com energia elétrica. O Soleil é um sistema de posicionamento de placas fotovoltaicas que acompanham o sol e busca garantir maior rendimento e a eficiência. Já o Dare to Create é um descartador químico inteligente que oferece a possibilidade de controlar o PH de uma determinada substância antes de ser descartada na rede de esgoto, controlando assim a poluição. E o projeto AQUATECH visa fornecer uma solução voltada para a automação residencial, proporcionando ao consumidor uma maior comodidade na medição do volume de água consumido durante um determinado período.
Já a área de Segurança e qualidade os projetos visam auxiliar motoristas e passageiros, como é o caso do Tacha Solar Interativa , um sistema de sinalização interativa através de tachas eletrônicas instaladas em rodovias, visando segurança e apoio aos motoristas. O TPMS garantirá aos donos de automóveis a qualidade do combustível abastecido, pois é capaz de verificar sua qualidade e alertar o consumidor sobre possíveis adulterações Smart Oil. Já o Keep Close é uma pulseira que contribuirá com os pais ao detectar o afastamento da criança emitindo um alerta vibratório e Bombeiro Inteligente é um dispositivo de controle de incêndio capaz de identificar o foco do incêndio no ambiente em que foi instalado e apagá-lo pontualmente, minimizando ao máximo os danos causados pela água.
Os aplicativos também estão entre os projetos desenvolvidos pelos alunos. O controle e conscientização do consumo de água, orientações e apoio no combate a dengue, Informações sobre vagas em ruas e estacionamentos, Jogos de aprendizado, entre outros.
Para ver os demais projetos que estarão expostos durante a Fetin 2015 acesse: inatel.br/fetin/projetos
A feira também oferece palestras, workshops e oficinas abertas ao público em geral de empreendedorismo, eletrônica e sustentabilidade. A Fetin será no ginásio do Inatel das 16h às 22h. Mais informações em www.inatel.br/fetin