Fetin começa com grande público e projetos interativos

inatel-fetin-abertura-out-2012Presidente da Finatel, prof. José Geraldo de Souza, coord. da Fetin, prof. Bruno Monteiro, engenheiro do Funttel, Lucas André, e diretor do Inatel, prof. Marcelo de Oliveira MarquesA 31ª edição da Feira Tecnológica do Inatel (Fetin) começou na última quinta-feira, com cerca de 50 projetos nas áreas de eletrônica, computação, redes, telecomunicações e biomédica. "Essa feira foi pensada para integrar o conhecimento teórico e prático dos alunos, que desenvolvem uma solução que vai ajudar a sociedade. Ao longo desses 31 anos de Fetin, muito projetos ajudaram muita gente, inclusive no desenvolvimento de nossa cidade, porque da feira saíram ideias que viraram produtos em empresas que geram emprego para o município", disse o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, durante a abertura da Fetin.

Com a presença de autoridades, alunos, professores, a comunidade do Inatel e de Santa Rita do Sapucaí, a Fetin foi oficialmente aberta pelo diretor do Inatel, o presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza, o coordenador da Fetin, professor Bruno Monteiro e pelo engenheiro do Funttel – Fundo de Desenvolvimento de Telecomunicações (Funttel), André Lucas Neves Cardoso, que visitou Santa Rita do Sapucaí pela primeira vez. "Os alunos da Fetin estão no caminho certo para o desenvolvimento da tecnologia. O Inatel já tem vários projetos com o governo federal e foi precursor no desenvolvimento da TV Digital no país". O engenheiro afirmou também que no próximo ano o Funttel deve ter mais recursos para apoiar as pesquisas e ajudar o Brasil a crescer nesse cenário tecnológico.

inatel-fetin-out-2012

O primeiro dia da Fetin atraiu grande público ao Teatro Inatel

Workshops, atividades na área de computação, projetos interativos e games fizeram parte do primeiro dia da Fetin, a Feira continua nesta sexta-feira, a partir das 16h no Ginásio Inatel

 Os alunos que estão na Fetin passaram por várias etapas eliminatórias, a última delas a apresentação de protótipos há cerca de um mês. Segundo o coordenador da Fetin, a criação desta etapa foi essencial para a evolução da feira ao longo dos anos. "Os alunos já têm que apresentar a ideia funcionando e no último mês cuida dos detalhes e da apresentação, que a cada ano está mais profissional", disse o professor Bruno Monteiro. Esse foi o objetivo da equipe do projeto Baby Keeter, que desenvolveu um produto para acompanhamento de recém-nascidos na UTI neonatal e também casa, que pode evitar complicações em casos de apneia e convulsões. "Nós sempre pensamos em apresentar um produto que possa ser comercializado, por isso, além da pesquisa técnica, nos preocupamos em fazer plano de negócios, logomarca e estudar a viabilidade no mercado", afirmou a estudante de Engenharia Elétrica Marília Bontempo.

A grande novidade este ano é a apresentação de projetos internacionais, selecionados através de edital. São dois projetos da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina e dois da Universidade Gabriel René Moreno, da Bolívia. O estudante argentino Aden Diaz participa de um evento fora da Argentina pela primeira vez e apresenta uma prótese de mão. "A experiência é muito produtiva. Estou aprendendo, trocando informações e muito agradecido pela oportunidade", disse.

A Fetin também recebe estudantes do Ensino Médio de várias cidades, que têm a oportunidade de conhecer o Inatel e os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto, além de participar de workshops.

Confira a programação completa da Fetin no site www.inatel.br/fetin.