Com a presença de autoridades, alunos, professores, a comunidade do Inatel e de Santa Rita do Sapucaí, a Fetin foi oficialmente aberta pelo diretor do Inatel, o presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza, o coordenador da Fetin, professor Bruno Monteiro e pelo engenheiro do Funttel – Fundo de Desenvolvimento de Telecomunicações (Funttel), André Lucas Neves Cardoso, que visitou Santa Rita do Sapucaí pela primeira vez. "Os alunos da Fetin estão no caminho certo para o desenvolvimento da tecnologia. O Inatel já tem vários projetos com o governo federal e foi precursor no desenvolvimento da TV Digital no país". O engenheiro afirmou também que no próximo ano o Funttel deve ter mais recursos para apoiar as pesquisas e ajudar o Brasil a crescer nesse cenário tecnológico.
Os alunos que estão na Fetin passaram por várias etapas eliminatórias, a última delas a apresentação de protótipos há cerca de um mês. Segundo o coordenador da Fetin, a criação desta etapa foi essencial para a evolução da feira ao longo dos anos. "Os alunos já têm que apresentar a ideia funcionando e no último mês cuida dos detalhes e da apresentação, que a cada ano está mais profissional", disse o professor Bruno Monteiro. Esse foi o objetivo da equipe do projeto Baby Keeter, que desenvolveu um produto para acompanhamento de recém-nascidos na UTI neonatal e também casa, que pode evitar complicações em casos de apneia e convulsões. "Nós sempre pensamos em apresentar um produto que possa ser comercializado, por isso, além da pesquisa técnica, nos preocupamos em fazer plano de negócios, logomarca e estudar a viabilidade no mercado", afirmou a estudante de Engenharia Elétrica Marília Bontempo.
A grande novidade este ano é a apresentação de projetos internacionais, selecionados através de edital. São dois projetos da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina e dois da Universidade Gabriel René Moreno, da Bolívia. O estudante argentino Aden Diaz participa de um evento fora da Argentina pela primeira vez e apresenta uma prótese de mão. "A experiência é muito produtiva. Estou aprendendo, trocando informações e muito agradecido pela oportunidade", disse.
A Fetin também recebe estudantes do Ensino Médio de várias cidades, que têm a oportunidade de conhecer o Inatel e os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto, além de participar de workshops.
Confira a programação completa da Fetin no site www.inatel.br/fetin.