Professor José Geraldo de Souza assume a Fundação mantenedora do Instituto.
Licenciado em matemática, mestre em Educação pela PUC-Campinas e doutor em Educação pela Unicamp, o professor José Geraldo de Souza atua há mais de 30 anos no Inatel. Agora ele traz para a entidade mantenedora do Instituto toda a experiência da área acadêmica. O orientador pedagógico participou ativamente da construção do modelo educacional da instituição e também do desenvolvimento dos novos cursos.
O professor relembra que, desde a fundação, o Instituto tem o compromisso de oferecer uma formação de qualidade, com competência e uma ligação direta com o mercado de trabalho. "Tive a sorte de participar deste grupo. Ao longo dos anos, enquanto tínhamos apenas o curso de Engenharia Elétrica, fomos trabalhando no projeto pedagógico, aprendendo, conhecendo, até que se tornou natural o surgimento de novas opções de cursos nas áreas em que o Inatel se destacou."
Souza também integrou o grupo que idealizou o projeto de responsabilidade social do Instituto: o programa Cas@Viva, que oferece alfabetização tecnológica para inclusão social a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Santa Rita do Sapucaí. Os alunos recebem formação ética, cidadã e cultural. "O projeto nasceu em um momento que a instituição queria dar uma resposta ao desajuste social de uma maneira concreta e hoje a Cas@Viva é uma referência de seu compromisso social", diz o professor.
Agora José Geraldo se lança a um novo desafio na presidência da Finatel pelos próximos cinco anos. Para o professor, o momento é de refletir e estudar o que é ser uma fundação nos tempos atuais, de mudanças constantes. "A Finatel foi muito bem dirigida nesses anos anteriores pelo professor Adonias Costa da Silveira, é sólida e respeitada. Agora é pensar o papel da fundação, entender o que ela pode fazer a mais do que já tem feito. E essa discussão será com toda a comunidade".