A 17ª edição do Seminário de Física do Inatel (Sefitel) aconteceu nos dias 02 e 04 de dezembro e abordou o tema "Física de Materiais". O evento contou com a participação de 570 alunos dos cursos de física das graduações do Instituto, sendo apresentados 91 trabalhos. Esse seminário teve como objetivo mostrar os diferentes tipos de materiais da física utilizados na engenharia.
O evento teve início com a palestra do doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Alysson Martins Almeida Silva que falou sobre nanotecnologia.
De acordo com a coordenadora do Sefitel, professora Karina Perez Mokarzel Carneiro, o evento é um trabalho em conjunto com todas as disciplinas de física do Inatel e também mostram na prática os conceitos transmitidos em sala de aula. "O Sefitel dá uma experiência ao aluno em diversas áreas, na forma de apresentação, na escrita de um artigo, na apresentação em plenário e em apresentação através de painel. É importante também, pois os alunos podem se preparar para participar de seminários e outras apresentações. Além disso, eles puderam aprender os diferentes tipos de materiais da física sendo aplicados na engenharia.", disse.
As apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ocorreram no dia 04. Os estudantes fizeram apresentações sobre o tema em foram de pôsteres, musicais e apresentações de artigos. Para o aluno Matheus Pedroso Ruiz de Oliveira, aluno do 2º período de Engenharia de Telecomunicações participar do Sefitel foi uma de aproximar os estudos da física com sua outra paixão, a música. "Acho uma iniciativa muito legal do Inatel. Eu já era músico antes de iniciar meu curso e achei muito interessante ter essa oportunidade de fazer um trabalho que não foca somente no lado científico do elemento que estamos estudando, mas o interage também na área das artes que é importante para a vida de todos", disse.
Já Gilcimara Gonçalves Gionani, aluna do 3º período de Engenharia de Telecomunicações e que participa pela segunda vez do Sefitel, destacou a importância de conhecer a aplicação da física no dia a dia. "Achei interessante ter a experiência de confeccionar um artigo, pois nunca havia feito e também saber mais a fundo sobre um elemento e sua aplicabilidade. O Sefitel é interessante, pois mostra como podemos aplicar a física não só em trabalhos científicos, mas também no nosso dia a dia", finaliza a estudante.