Entre as empresas que optaram por realizar entrevistas no Inatel estão a DaitanLabs, Ericsson, Huawei, ZTE, Vale, e a Vivo. Esta última fez a seleção com 83 alunos que passaram por uma dinâmica de grupo. De acordo com a analista de Recursos Humanos da Vivo, Andréa Arruda Milani, o Inatel é a única instituição de ensino que a empresa tem esta parceria de seleção exclusiva de estagiários para engenharia. "Já é o quatro ano que fazemos esta parceria e temos experiências cada vez melhores com os estudantes do Inatel. O aluno tem uma preparação técnica diferenciada do mercado. O índice de efetivação dos estagiários do Inatel na Vivo chega a 80% e os que não ficam na empresa são aproveitados por parceiros", afirmou Andréa.
A analista de RH destacou também a experiência que o aluno do Instituto ganha ao participar de oficinas, eventos, cursos e iniciação científica ao longo da graduação. "Os estudantes tem uma vida acadêmica agitada e isso contribuiu para um bom desempenho quando eles entram no mercado de Telecom".
Alunos do Inatel durante processo seletivo da Vivo
A aluna do nono período de Engenharia Elétrica Mirella Honório fez o processo seletivo de quatro empresas e foi chamada para estagiar na Huawei, multinacional chinesa de Telecom, com sede em Campinas. A estudante iniciou o estágio no mês de dezembro na área de designer de transmissão. "É uma grande oportunidade estagiar em uma empresa como a Huawei. E ser aluna do Inatel facilita muito, tanto no relacionamento dentro da multinacional como na hora de colocar em prática o que aprendo em sala de aula".
Além das empresas que optam por fazer a seleção no campus da instituição, o Inatel mantém parceria com mais de 400 empresas que divulgam as vagas de estágio e emprego para os alunos e ex-alunos do Instituto. Segundo o professor Bruno de Oliveira Monteiro, coordenador do Nesp, o objetivo é estreitar ainda mais o contato entre alunos do Inatel e as empresas. "O mercado de trabalho está aquecido e novas ações serão realizadas ao longo de 2011 para aproximar, ainda mais, os nossos estudantes das grandes empresas".