Mais de 120 especialistas entre fabricantes de equipamentos de telecomunicações, representantes de laboratórios de ensaios e órgãos certificadores estiveram presentes no Inatel, entre os dias 27 e 28 de novembro, para o 12º Fórum de Certificação de Produtos para Telecomunicações, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo do evento foi o de avaliar o desempenho e propor melhoria contínua da gestão do processo de Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações.
No dia 27, a solenidade de abertura do Fórum foi realizada pelo diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves, o Coordenador do evento, Maximiliano Salvadori Martinhão, da Anatel, e o Superintendente de Radiofreqüência e Fiscalização da Anatel, Edílson Ribeiro dos Santos, que afirmou já conhecer o potencial do Inatel na área de Telecomunicações. "Agora, conhecendo os laboratórios do Instituto e os projetos aqui desenvolvidos acredito que o país possui alternativas para atingir um processo de crescimento via tecnologia através de instituições que atuam como o Inatel", afirmou.
Para o Gerente do Escritório Regional da Anatel, José Dias Coelho Neto, a Certificação de Produtos é um campo vasto e interessante não apenas para a Anatel, como também para os clientes que irão se utilizar dos serviços e capacitação propiciados pelo Inatel. "Já estive diversas vezes no Instituto e cada vez que venho me admiro com seu alto potencial de crescimento", ressaltou.
Entre outras questões, foram discutidos temas como a fiscalização de produtos homologados, alteração e estabelecimento de novos requisitos para Fibras Ópticas - G.657, espectro sobre canalização e condições de uso de faixas de radiofreqüência; vantagens da Avaliação da Conformidade / Certificação de Receptores de TV Digital (Set-top Box); Planejamento 2009 da Subcomissão de Telecomunicações - DICLA - INMETRO; otimização de ensaios em cabos; abordagem de assuntos de interesse da certificação (manutenção da certificação / baterias / carregadores / cabos e outros).
O dia 28 foi reservado para reuniões entre os laboratórios, órgãos certificadores e um representante da Anatel, para discussão de questões técnicas e casos específicos.
Além de sediar o Fórum, o Inatel também participou dos debates através de seu Laboratório de Ensaios e Calibração, acreditado ao Inmetro no anexo das resoluções 238 e 473 e avaliado pela Anatel no anexo da resolução 442, estando autorizado a realizar testes para fins de certificação, ensaios e calibração de diversos instrumentos.