Foi realizado na noite da última terça-feira, 12 de novembro, pela Associação de Estudantes de Angolanos de Santa Rita do Sapucaí (AEA – SRS) , em parceria com o Escritório Internacional do Inatel, o Fórum Empresarial – Negócios na Área de Tecnologia de Angola. Evento esse que faz parte das homenagens ao 38º aniversário da Independência do País.
Na ocasião estiveram presentes representantes do governo Angolano, empresários de Santa Rita do Sapucaí, professores e alunos do Inatel. A solenidade de abertura foi realizada pelo diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, que ressaltou a iniciativa da Instituição em participar da implantação do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação – ISUTIC e do compromisso dos alunos angolanos com o desenvolvimento de seu país. "Hoje é um dia muito importante, pois cria uma marca nesse relacionamento Brasil - Angola, Santa Rita do Sapucaí - Luanda, Inatel e Governo de Angola. O espírito do povo de angolano e desses 32 alunos que hoje estudam aqui são um só, o de empreendedorismo. Vemos uma clara demonstração de preocupação e compromisso com o desenvolvimento do seu país. E desde que fizemos essa parceria é isso que é esperado, que vocês retornem à Angola e levem um pedaço do Inatel para o ISUTIC e ajudem na transformação do seu país ", ressalta o diretor.
O presidente da AEA – SRS e aluno do Inatel, Daniel Alfredo Quiteque, em seu discurso destacou sobre as futuras parcerias e a aproximação do mercado de tecnologia angolano com o de Santa Rita do Sapucaí.
Dr. Eduardo Sebastião, diretor nacional das Telecomunicações do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação de Angola (MTTI) ministrou uma palestra com o tema "Crescimento e Desenvolvimento Tecnológico em Angola" onde apresentou as melhorias que o setor vem alcançando no país. "Esse evento representa uma grande iniciativa dos nossos estudantes que estão aqui, pois nos faz ver que eles estão preocupados com o país e também com sua formação. É uma oportunidade dos empresários brasileiros expandirem seus negócios para o mercado angolano que é emergente e precisa cada vez mais de produtos inovadores. Também uma oportunidade para que as nossas empresas possam ter contato com um mundo mais desenvolvido, empreendedor e tecnológico", afirma Sebastião e complementou sobre a importância do Inatel no desenvolvimento do setor de telecomunicações de Angola. "O Inatel tem de fato um peso muito importante em nossas vidas e na vida de nosso País, pois representa aquilo que há de melhor no Brasil para Angola. O Instituto é precursor daquilo que nós temos de melhor hoje em nosso país, que é uma das instituições mais relevantes no domínio das telecomunicações e tecnologia da informação. Foi com o apoio do Inatel que nós conseguimos instalar o ISUTIC e iniciar a formação superior de cerca de 500 alunos", diz.
Ainda durante a programação o vice-cônsul do Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro, Dr. Rosário Gustavo Ferreira Ceita apresentou a palestra com o tema "Investimento Privado e Oportunidades de Negócios em Angola" mostrando os recursos disponíveis para que empresas brasileiras, em especial as do Vale da Eletrônica, possam investir e trabalhar no país.
Encerrando o evento foram prestadas homenagens a Independência de Angola e autoridades presentes.
Além de sediar o Fórum, foi realizado no dia 11 de novembro pelos alunos angolanos uma apresentação cultural no intervalo das aulas, com apresentação de danças típicas e músicas do país, como também recital de poesias.