No dia 25 de março, o Inatel promove um evento online e gratuito para discutir a Segurança Cibernética no Brasil, tema que tem sido amplamente debatido devido ao grande aumento do uso dos sistemas de comunicação e da implantação das novas tecnologias de 5ª geração. O evento acontece das 9h às 11h30, e será composto por dois painéis que irão contar com a participação de representantes do governo e de executivos de grandes empresas da área de Telecom, além de professores do Inatel.
O primeiro painel terá a participação da diretora de Relações Industriais e Governamentais da Ericsson Latam, Jacqueline Lopes; do diretor de CyberSecurity da Claro, Paulo Martins; do Superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Santana; e do diretor geral de Cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta. Sob moderação do professor Marcelo de Oliveira Marques, eles irão debater “O arcabouço institucional e legal no Brasil - A cooperação Governo, Mercado e Sociedade como alavanca de superação dos desafios da Segurança Cibernética no País”.
O segundo painel será moderado pelo professor José Marcos Câmara Brito e vai tratar “As futuras Redes 5G e o paradigma da Segurança Cibernética”. Participam do debate o especialista da Coordenação Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, Rubens Caetano de Souza; o gerente de Soluções de Comunicações Sem-Fio do CPQD, Gustavo Correa Lima; o Disruptive Scientist Leader do Brain Instituto de Ciência e Tecnologia, Luiz Claudio Theodoro; e o pesquisador do Inatel, Guilherme Aquino.
O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube. Clique para acessar.
Lançamento de novo centro
O evento também irá marcar o lançamento do Centro de Segurança Cibernética do Inatel, o CxSC Telecom. O mais novo ambiente tecnológico da instituição será voltado ao desenvolvimento de ações, projetos e programas nas áreas de educação, pesquisa aplicada, testes e certificação e prestação de serviços, voltados ao desenvolvimento da Segurança Cibernética no país.
A criação do novo centro vem atender a uma das principais demandas da sociedade mundial atualmente, que é a segurança da informação nas redes de comunicação. “As pessoas agora se comunicam com as empresas em que trabalham, com as escolas, com os diversos sistemas autônomos, e devem ter a garantia que os dados que trafegam por esses sistemas de telecomunicações não serão corrompidos e nem objeto de hackeamento. Para isso, iremos direcionar as iniciativas do nosso centro”, afirma o professor Marcelo Marques, que irá coordenar as ações do CxSC Telecom.