Hackathon reforça ações de IoT na comunidade Inatel

inatel hackathon inatel qualcomm agosto 2016 37O Inatel realizou neste final de semana o Hackathon – maratona de programação que vai muito além do desenvolvimento de tecnologias. Com o tema Soluções de IoT – Cidades e Casas Conectadas, o evento reuniu mais de 60 pessoas entre alunos, professores e colaboradores do Inatel. Durante sábado e domingo, eles tiveram que desenvolver soluções de Internet das Coisas e apresentar o produto para um júri que escolheu as melhores ideias em três modalidades: negócios (ideia mais viável mercadologicamente); tecnologia (ideia mais tecnológica) e equipe destaque, escolhida pelos mentores. O Hackathon tem por objetivo disseminar ainda mais o movimento de IoT dentro do campus e conectar a comunidade da instituição com as ações do Living Lab, no qual o Inatel está se transformando. A maratona ocorreu poucos dias antes do lançamento do Smart Campus, marcado para o dia 31 de agosto. O evento contou com o apoio da Qualcomm, parceira do Inatel no desenvolvimento e testes de aplicativos. A multinacional cedeu placas dragonboard, modelo 410C, utilizadas no desenvolvimento de soluções em IoT.

A equipe escolhida pelos mentores pela dedicação e entrosamento durante a maratona foi a Smart Health, formada por alunas do segundo período de diferentes cursos de Engenharia do Inatel. As jovens desenvolveram uma solução para conectar pacientes, médicos e hospitais através de leitura de código de barras para garantir acesso em tempo real das informações de histórico de saúde e agilizar o atendimento nos hospitais. “Foi um desafio desenvolver um projeto em 48 horas, com tecnologias que não sabíamos trabalhar. Aprendi que se nos dedicarmos, corrermos atrás, conseguimos realizar o que queremos. A gente se esforçou muito”, disse Ingrid Barbosa, do 2º período de Engenharia de Controle e Automação. Como prêmio, a equipe ganhou uma viagem para o evento IoT Latin America e para a Qualcomm, em São Paulo, e um curso EaD de Smart Cities do Inatel.

Já o prêmio de tecnologia ficou para o projeto IoP, Internet of People, que propõe o monitoramento de pessoas com problemas de saúde por meio de sensores que monitoram os sinais vitais, um aplicativo, que pode ser usado por familiares do paciente, e também um sistema instalado em atendimentos de emergência, como o SAMU, que pode ser acionado por alarme caso os sensores detectem algum problema. A equipe ganhou uma ida ao IoT Latin America, um curso de EaD em Smart Cities e uma placa da Qualcomm. “A placa ficará com os integrantes da equipe para testes e para dar andamento no projeto, que queremos levar adiante”, afirma Wellington Rodrigues, do 8º período de Engenharia de Controle e Automação.

inatel hackathon inatel qualcomm agosto 2016 38O projeto que levou o prêmio de mais viável mercadologicamente foi o Water Drop, que propõe a automatização de hidrômetros residenciais, permitindo a coleta de dados remotamente e o acompanhamento dos gastos diários pelos consumidores. “A troca de experiência entre os participantes do Hackathon é incrível. O evento é focado no desenvolvimento tecnológico e também em soluções com apelo de mercado, como a que nós desenvolvemos”, afirma Thiago Scodeler, especialista do Inatel Competence Center, integrante da equipe que ganhou uma ida ao IoT Latin America, um curso de EaD em Smart Cities e uma placa da Qualcomm.

As fotos e vídeos do Hackathon Inatel podem ser conferidas na página do Facebook.