Homenagens, lembranças e networking no Encontro Nacional de Ex-alunos 2013

Uma noite de boas lembranças, networking e homenagens. Foi assim a edição 2013 do Encontro Nacional de Ex-alunos do Inatel. O evento, que é promovido pelo Núcleo de estágios e Serviços Profissionais (Nesp) ocorreu no dia 21 de outubro no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 400 pessoas no Espaço Versatille, na Barra da Tijuca. Todo ano, o Encontro Nacional de Ex-alunos ocorre juntamente com o Futurecom, maior evento de Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Internet da América Latina. Este ano, ex-alunos de todo o país que estavam no Futurecom participaram do evento.

O ex-aluno Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações do Ministério das Telecomunicações recebe a comenda adInatel Os ex-alunos lotaram o espaço Versatille, na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro Uma novidade destacada no Encontro Nacional de 2013 foi a reativação da Associação dos Diplomados do Inatel, a adInatel. Para marcar o retorno da entidade, durante o evento foi entregue a comenda adInatel a dois profissionais que se destacaram e se destacam na história do Instituto. A cerimônia de entrega da comenda teve início com as boas vindas do diretor do Inatel e do presidente da adInatel, engenheiro Marcius Vitalle.

Vitalle convidou a jornalista Lia Ribeiro, diretora presidente da Momento Editorial, para entregar a comenda adInatel ao ex-aluno Maximiliano Salvadori Martinhão, secretário de telecomunicações do Ministério das Telecomunicações e presidente do Conselho da Telebrás. "É a natureza do Inatel a gente ter uma integração entre formados e formandos. Quero dizer que eu fico muito honrado por esta homenagem", destacou Maximiliano ao receber a homenagem.

O outro homenageado da noite foi um professor que tem grande importância na formação de todos os alunos e ex-alunos do Instituto, o professor José Antônio Justino Ribeiro, ou apenas Justino, como é conhecido por todos. A comenda foi entregue pelo ex-aluno e gerente da Telebrás, Luiz Nelson F. Vergueiro.

Professor Justino recebe a comenda adInatelAo subir ao palco, todos aplaudiram e gritaram o nome do professor, que agradeceu a homenagem e ressaltou a importância dos ex-alunos do Inatel para o desenvolvimento tecnológico do país. "No momento em que vocês vencem aquela etapa das nossas disciplinas, nós, os antigos professores, passamos a ser expectadores daquilo que vocês vão fazer na vida. Mas estejam certos, que nós ficamos profundamente orgulhosos de tudo o que vocês conquistam", ressaltou.

A importância do professor para os ex-alunos foi confirmada com o depoimento do homenageado Maximiliano Martinhão, que destacou também a boa formação que o Inatel proporciona. "Tive uma trajetória em diversas áreas do setor. Mas tenho certeza que tudo que fiz, qualquer um dos senhores poderia ter feito e podem fazer. Por que graças à formação que temos no Inatel, com aulas de mestres como o Justino, nós temos a oportunidade de sermos o que somos: uma comunidade de engenheiros que estão trabalhando para o futuro do país", ressaltou.

Histórias de sucesso

Além da amizade e reencontro, outro aspecto que faz parte dos encontros de ex-alunos do Instituto é o compartilhamento de histórias profissionais de sucesso. O Encontro Nacional de 2013 reuniu diversos líderes de grandes empresas de tecnologia, o que representa para os presentes uma boa oportunidade de fazer negócios e estabelecer networking.

De acordo com o ex-aluno Telmo Soares Negrão Júnior, diretor de operações da Lider Telecom, a união e a parceria dos ex-alunos do Inatel são responsáveis por parte do reconhecimento nacional que a instituição possui. "Hoje, todas as empresas que trabalham no setor de telecomunicações, de eletrônica e elétrica no país, conhecem o corporativismo positivo dos ex-alunos e alunos, que contribuem para a evolução tecnológica do país", disse.

O ex-aluno Luiz Nelson F. Vergueiro, que entregou a comenda adInatel ao professor Justino, também comentou a importância da união entre os egressos do Instituto. "Eu espero que a maioria das pessoas tenham a compreensão que isto é extremamente importante para todos nós. Para empregabilidade, para congraçamento, para troca de ideias e para nossa vida", comentou.