Inatel é a primeira instituição do Brasil a oferecer treinamento para certificação da multinacional
A Huawei, líder global no fornecimento de soluções em tecnologia da informação e comunicações (TIC) escolheu o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para ser a primeira instituição credenciada no Brasil para treinar profissionais que desejam possuir a Certificação HANA - Huawei Authorized Network Academy (Certificado de conhecimento Huawei – em português). O anúncio foi feito durante cerimônia solene nesta terça-feira, dia 9, no Futurecom, o maior evento de telecomunicações da América Latina. Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da Huawei, João Pedro Flecha; o diretor do Inatel, Marcelo Marques de Oliveira; o presidente da Fundação do Inatel (Finatel), José Geraldo de Souza; o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang; o Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e ex-aluno do Inatel, Maximiliano Salvadori Martinhão e o vice-presidente de vendas da Huawei no Brasil, Zhao Yuning.
Diretor do Inatel, prof. Marcelo de Oliveira Marques, pres. da Finatel, José Geraldo de Souza, e vice-presidente de vendas da Huawei do Brasil, Zhao Yuning
A parceria vai prover a instalação de modernos laboratórios para realização de cursos de instrução a manuseio de equipamentos Huawei. O treinamento terá 60 horas de duração e aulas inicialmente presenciais, aplicadas por meio de um simulador das tecnologias desenvolvidas pela empresa. A escolha do Inatel como parceiro para implementação do programa foi estratégica, já que o instituto possui 47 anos de experiência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. “Hoje damos um grande passo unindo academia e indústria em prol do desenvolvimento tecnológico e social do país. Por meio deste convênio, o Inatel passa a ser uma academia Huawei, isso traz mais um avanço para a nossa instituição e mais uma contribuição do Inatel no desenvolvimento das telecomunicações e da Tecnologia da Informação, pois levaremos capacitação e formação a profissionais de todo Brasil”, disse o diretor do Inatel, Marcelo Marques de Oliveira.
O certificado Huawei foi desenvolvido pela matriz da empresa na China há três anos, desde então, o programa vêm sendo um sucesso na Ásia, Oriente Médio, África e outras regiões. “A Huawei entende que o volume de profissionais especializados em TIC deve acompanhar o crescimento das telecomunicações. A demanda por mão de obra qualificada para a área no Brasil é notória, e acreditamos ser uma ótima oportunidade de inserir, em parceria com o Inatel, o certificado HANA”, afirma o vice-presidente da Huawei, João Pedro Flecha de Lima.
O Secretário de Telecomunicações do Ministério de Telecom, Maximiliano Savaldori, acredita que este é um momento importante para diminuir a distância entre um centro de ensino e o mercado de trabalho. “No governo federal, temos trabalhado para diminuir esta distância e promover a aproximação com diferentes projetos como o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o ‘Ciência Sem Fronteiras’ e as bolsas oferecidas na graduação”, explicou. O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang afirmou que esta é uma parceria estratégica global entre Brasil e China. “Esta parceria representa uma grande contribuição à área de TIC no Brasil”, explanou.
Para participar do curso, não é necessária graduação na área, porém, os profissionais devem ter conhecimentos prévios em tecnologia da informação e comunicações. A primeira turma terá início em 2013 e as inscrições serão abertas através do site do Inatel Competence Center – ICC (http://www.inatel.br/icc/). Os primeiros módulos serão referentes à rede de dados e LTE – HCDA and HCNA-LTE.
Equipe da Huawei e do Inatel durante anúncio da parceria para certificação HANA
Vice-presidente da Huawei do Brasil, João Pedro Flecha de Lima, dir. do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, gerente do Inatel Competence Center - Treinamento, André Abbade, e sec. das Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão