A partir de agora, os cidadãos de Santa Rita do Sapucaí passam a contar com uma nova ferramenta para a solicitação de serviços públicos. O Aplicativo Cidadão Online disponibiliza à população um canal direto com a prefeitura municipal, permitindo aos cidadãos solicitar serviços de zeladoria e ouvidoria, e ainda, pedir socorro em caso de violência doméstica.
Com o aplicativo, será possível solicitar serviços como tapa buracos, poda de árvores, limpeza de terreno, conserto de iluminação pública, pedido de alvará de funcionamento, entre outros, e também enviar sugestões, elogios, reclamações ou fazer denúncias. O exclusivo Botão de Pânico, permite ao cidadão acionar a Guarda Municipal com apenas um click, enviando inclusive a localização pelo próprio GPS do celular.
Segundo o Secretário Municipal Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio Teles, o app vai ser vir como uma ferramenta para agilizar e aproximar o contato do cidadão com a prefeitura. “Temos a expectativa de que isso vá melhorar muito a questão do atendimento da população pela prefeitura e pelos canais de segurança pública”, destaca.
A iniciativa integra as ações do Projeto Cidades Inteligentes, financiado pelo BNDES, que conta com a coordenação tecnológica do Inatel e cujo objetivo é viabilizar a implantação de soluções, dentro do contexto da Internet das Coisas, no município e também nas cidades de Caxambu (MG) e Piraí (RJ). O projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras dos três municípios.
A implementação do Aplicativo é uma das uma das quatro inovações previstas no Projeto, que envolve ainda soluções para sistema de iluminação inteligente, rastreamento da frota de veículos municipal e medição de energia em prédios públicos.
Para o coordenador do projeto junto ao Inatel, engenheiro Leonardo Maia, o projeto iniciado em Santa Rita do Sapucaí será uma vitrine para o mercado de Cidades Inteligentes e mostra a importância da sinergia entre academia, indústria e poder público para benefício do cidadão. “Estamos na fase de engajamento e seleção de pessoas que irão participar das pesquisas e implementações, que serão contratados por edital”, destaca.
O Aplicativo Cidadão Online possui versões para Android e IOS e pode ser baixado nas lojas de apps de tablets e celulares gratuitamente.