Desta vez, o Rito de Entrada trouxe como tema principal a importância dos sentidos e a prevenção ao uso de drogas. A frase "Os sentidos são os guias da alma" de Leonardo da Vinci baseou o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e lúdicas, como a visita à exposição "Sensações" da artista plástica Nadja Costa de Souza em que, com olhos vendados, os alunos puderam sentir por meio do tato, audição, olfato e paladar, as características do ambiente e das obras de arte. "O objetivo desta exposição é que todas as pessoas, inclusive os deficientes visuais, tenham acesso ao universo das artes", explicou a artista.
Para encerrar a semana, divididos em equipes os estudantes produziram campanhas de conscientização e combate as drogas. "O tema da semana é muito importante, pois a dependência química é um mal presente e deve ser conversado mesmo, tem que ser discutido em todos os lugares", ressaltou o aluno Túlio Henrique Bernardo Evangelista que ingressou neste semestre no curso de Engenharia de Telecomunicações.
Na opinião da aluna Tonielle Ferreira Coutinho, que iniciou o curso de Engenharia Biomédica no Inatel, o Rito de Entrada mostra a preocupação do Instituto em receber bem os calouros. "Esta semana é uma experiência nova, estou gostando bastante das atividades. O Inatel acolheu muito bem os novos alunos", disse.
TEATRO E CULTURA
Durante a semana de integração os alunos assistiram também à peça teatral "Um Dia Ouvi a Lua", de Luís Alberto de Abreu, com direção de Eduardo Moreira. A peça, inspirada em três canções gravadas pela dupla caipira Tonico e Tinoco, revela três mulheres que invertem os valores machistas das canções e recontam as histórias a partir do ponto de vista feminino. O espetáculo prendeu a atenção dos alunos e de todo o público presente, que de pé aplaudiu os atores ao fim do teatro.
[widgetkit id=17]