Importância dos sentidos é tema do Rito de Entrada 2013

No dia quatro de fevereiro o Inatel recebeu cerca de 400 novos alunos que ingressaram nos cursos de graduação do Instituto. Como ocorre em todo início de semestre, os estudantes participaram do chamado Rito de Entrada, série de atividades promovidas durante toda a semana para integrar os calouros.
inatel-rito-de-entrada-montagem-fev-2013
Desta vez, o Rito de Entrada trouxe como tema principal a importância dos sentidos e a prevenção ao uso de drogas. A frase "Os sentidos são os guias da alma" de Leonardo da Vinci baseou o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e lúdicas, como a visita à exposição "Sensações" da artista plástica Nadja Costa de Souza em que, com olhos vendados, os alunos puderam sentir por meio do tato, audição, olfato e paladar, as características do ambiente e das obras de arte. "O objetivo desta exposição é que todas as pessoas, inclusive os deficientes visuais, tenham acesso ao universo das artes", explicou a artista.

Para encerrar a semana, divididos em equipes os estudantes produziram campanhas de conscientização e combate as drogas. "O tema da semana é muito importante, pois a dependência química é um mal presente e deve ser conversado mesmo, tem que ser discutido em todos os lugares", ressaltou o aluno Túlio Henrique Bernardo Evangelista que ingressou neste semestre no curso de Engenharia de Telecomunicações.

Na opinião da aluna Tonielle Ferreira Coutinho, que iniciou o curso de Engenharia Biomédica no Inatel, o Rito de Entrada mostra a preocupação do Instituto em receber bem os calouros. "Esta semana é uma experiência nova, estou gostando bastante das atividades. O Inatel acolheu muito bem os novos alunos", disse.

TEATRO E CULTURA

Durante a semana de integração os alunos assistiram também à peça teatral "Um Dia Ouvi a Lua", de Luís Alberto de Abreu, com direção de Eduardo Moreira. A peça, inspirada em três canções gravadas pela dupla caipira Tonico e Tinoco, revela três mulheres que invertem os valores machistas das canções e recontam as histórias a partir do ponto de vista feminino. O espetáculo prendeu a atenção dos alunos e de todo o público presente, que de pé aplaudiu os atores ao fim do teatro.


[widgetkit id=17]