O Inatel é uma das poucas instituições do país que oferece um ciclo completo de formação profissional na área de Telecomunicações, disponibilizando além do tradicional curso de graduação, pioneiro no país, Mestrado e Doutorado na área. Esse é um dos motivos que fazem da instituição uma referência no ensino das Telecomunicações do país.
Outro diferencial é que, no Instituto, os alunos têm a oportunidade de participar de pesquisas inovadoras que têm contribuído para o avanço científico e tecnológico mundial, como é o caso das pesquisas em 5G e 6G, por exemplo. Também têm a chance de fazer parte de projetos de cooperação com universidades e instituições da Itália, Holanda, Inglaterra, Finlândia, Espanha e Coreia do Sul. Tudo isso fica evidente na avaliação do curso de Mestrado pelo CAPES, que atribuiu ao curso o conceito 4. A boa avaliação se deve à relevante produção acadêmica do corpo docente e discente e aos modernos laboratórios destinados ao curso. A robustez do Mestrado resultou na aprovação para a implantação do Doutorado em Telecomunicações, iniciado em 2019, um curso que começou com o selo excelência da instituição.
O Mestrado em Telecomunicações do Inatel é voltado para graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Tecnologia da Informação. Já o Doutorado em Telecomunicações é destinado a profissionais e pesquisadores que possuam Mestrado em Telecomunicações ou áreas correlacionadas.
Os alunos podem desenvolver pesquisas em diversas áreas de aplicações dentro das linhas de Dispositivos de RF e Fotônicos para Telecomunicações e Redes e Sistemas de Telecomunicações. As aulas acontecem de segunda a sábado, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.
O período de inscrições para ambos os cursos vai até 2 de fevereiro de 2021. Há oportunidades de Bolsas de Estudos e aproveitamento de créditos (somente para o Mestrado). Os interessados devem acessar o site www.inatel.br/mestrado-doutorado.