O Inatel ampliou o convênio internacional com a Universidade de Grenoble, na França, e a partir de 2021 os alunos de todos os cursos de Engenharia do Inatel poderão participar da seleção para intercâmbio em um dos principais centros tecnológicos da Europa. São oito vagas abertas pelo edital para dois semestres na França, com as despesas pagas, incluindo estadia, alimentação, passagem aérea e seguro saúde. A viagem está prevista para setembro. Os estudantes interessados devem procurar o Nesp – Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais do Inatel até dia 25 de fevereiro e precisam ter certificado de proficiência B1 emitido pela Aliança Francesa ou outro certificado com validade internacional.
O Inatel já tinha convênio para intercâmbio na França por meio do Programa Brafitec, do governo federal, que já contou com a participação de quatro alunos de Engenharia Biomédica do Inatel na University of Technology of Compiègne, entre os anos de 2015 e 2018. Agora, além das vagas disponibilizadas pelo programa, o novo convênio amplia a participação dos alunos do Inatel e da Universidade de Grenoble, que também podem cursar a graduação ou realizarem estágio nos laboratórios do campus de Santa Rita do Sapucaí.
“Esse novo convênio assinado com a Universidade de Grenoble é mais uma excelente oportunidade para que os estudantes de todos os cursos de Engenharia do Inatel possam se desenvolver, tanto no aspecto profissional quanto no aspecto pessoal, estudando no maior centro tecnológico da França. O acordo com a universidade francesa agrega mais uma instituição estrangeira à lista de instituições com as quais o Inatel mantém parceria. Estudar no Inatel significa ter muitas oportunidades, que inclui as opções de intercâmbio”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Fabiano Valias de Carvalho, que iniciou a articulação para este novo convênio durante a participação dele no Fórum Brafitec, realizado na França em 2018.