Inatel amplia relações internacionais

imagem_visita_parlamentares_africa_450As duas últimas semanas foram de visitas internacionais no Inatel, mais especificamente do continente africano. O primeiro grupo foi de representantes de alguns países que integram a África Austral ou SADC - South African Development Community, como África do Sul, Angola, Botsuana, Congo, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue. Essas delegações foram lideradas pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica - Sindvel. Representantes do Ministério das Comunicações e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, além do Ministério das Comunicações japonês e da Embaixada do Japão também estiveram no encontro.

Na segunda-feira, dia 26, o Inatel recebeu parlamentares da África do Sul, que integram o comitê que decide as regras e investimentos em Telecomunicações. Os visitantes conheceram a estrutura do Instituto Nacional de Telecomunicações e as pesquisas desenvolvidas pelo Inatel no que diz respeito à transmissão de TV Digital através do sistema nipo-brasileiro, o ISDB-TB. A apresentação foi realizada pelo especialista em Desenvolvimento de Negócios Internacionais do Inatel Competence Center (ICC), Leonardo Maia, e o gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware, Professor Dr. Luciano Leonel Mendes.

Parlamentares da África do Sul com o especialista do Inatel, Leonardo Maia (terceiro da esq. para dir.)

Os visitantes conheceram também o Núcleo de Empreendedorismo e a Incubadora da instituição e demonstraram interesse em estabelecer parceria com o Inatel com objetivo de transferência de conhecimento nesta área.

Para Leonardo Maia, essas missões internacionais mostram toda a expertise que o Inatel possui na área acadêmica e na capacidade de transferir o conhecimento ao mercado através da prestação de serviços. "Somos parte de uma instituição altamente especializada e nossos visitantes ficam surpresos em observar como o Inatel está em sintonia com as demandas do mercado, trabalha com tecnologia avançada e também como esta característica fortalece a academia e vice-versa. Mostramos que estamos prontos a prestar serviços em treinamentos corporativos, desenvolvimento de hardware e software e consultoria para esses países africanos como já fizemos em Angola, por exemplo", diz o especialista.

O diplomata, 2º secretário e chefe da Divisão de Sociedade da Informação do Ministério das Relações Exteriores do Itamaraty, Álvaro Augusto Guedes Galvani, afirma que a divulgação do padrão de transmissão nipo-brasileiro, através de visitas como as que ocorreram nas duas últimas semanas, tem bons resultados especialmente por conta da excelência de centro como o Inatel. O mesmo trabalho foi realizado com países que aderiram ao ISDB-TB como Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Venezuela. "O Inatel é de suma importância nessa divulgação e isso pode ser visto na empolgação dos sul-africanos depois do que foi apresentado pelos especialistas do Instituto e do rápido interesse deles nas pesquisas e serviços oferecidos pelo o Instituto, seja na TV Digital ou em outros departamentos".

Além da visita ao Inatel, os sul-africanos também conheceram empresas na área de tecnologia em Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre, outros centros de pesquisa em São Paulo, além de emissoras de televisão brasileiras que já utilizam a transmissão digital.

 

 

Prof. Luciano Leonel Mendes apresenta sistema ISDB-TB a representantes da África Austral