Naizio Rapouso, hoje com 20 anos, estava se formando no Curso Técnico em Telecomunicações em Goiânia, cidade onde mora, quando fez uma visita técnica com a escola a Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. Era final de 2019. Ele conheceu empresas e instituições de ensino e voltou para Goiás com uma certeza: “Eu decidi que teria a melhor formação possível e que não haveria outra maneira de alcançar isso se não fosse me formar no Inatel’”.
Mas chegou 2020 e com ele a pandemia de COVID-19 que mexeu com a vida e os planos de milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo Naizio. “Tive que adiar meus planos, mas no segundo semestre de 2021 eu ingressei no Inatel como estudante do curso de Engenharia de Telecomunicações”. Como as aulas estão remotas, o universitário continua morando em Goiânia e dedicando-se aos estudos. “Mesmo a distância tem sido uma experiência incrível, aprender coisas novas, tendo acesso aos professores, mas ficava aquela vontade de vivenciar a experiência no Inatel até que essa semana recebi a melhor notícia do ano”, comemora.
Naizio se refere ao comunicado divulgado pela Diretoria do Inatel sobre a retomada das atividades presenciais no primeiro semestre de 2022, para todas as disciplinas dos cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Pós-Graduação Stricto Sensu. “É uma alegria saber que vou poder fazer o que sempre quis, conhecer presencialmente os professores, fazer parte de projetos de iniciação científica, conhecer e vivenciar cada laboratório e saber o que eles podem oferecer. Em 2022 eu realmente vou estar em Santa Rita, estudando presencialmente no Inatel e fazer ser maior e melhor essa experiência”.
O anúncio da retomada integral das atividades presenciais se deu por conta da redução muito expressiva da contaminação por COVID-19, com o aumento do número de pessoas vacinadas em todas as cidades brasileiras. Até então, desde março de 2021, o Inatel tem oferecido aulas presenciais em laboratórios (de forma opcional), com todos os cuidados e precauções recomendados pelas autoridades e especialistas em saúde. E assim deverá ser sempre. “O sucesso do retorno se dá em função do cumprimento das medidas sanitárias e dos procedimentos exigidos para que o risco de contágio não se estabeleça. Dentro deste contexto, tem sido e continuará sendo de suma importância que a nossa comunidade siga rigorosamente todos os procedimentos estabelecidos pela instituição”, afirma o comunicado do diretor Carlos Nazareth Motta Marins.
Se depender da vontade de alunos como Naizio, o sucesso da volta às atividades presenciais está garantido. “Minha expectativa é muito grande. Quero aproveitar cada experiência que o Inatel pode proporcionar para minha melhor formação profissional e pessoal, sempre respeitando as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde”.
Para os interessados em fazer parte desta retomada, as inscrições para o Vestibular estão abertas. Mais informações no site inatel.br/vestibular.