Avaliação dos especialistas da área de Desenvolvimento de Negócios do Inatel aponta que a tecnologia de banda larga nos celulares (3G), TV Digital e WiMax serão os responsáveis pelo aumento de serviços na área de treinamento corporativo do Inatel Competence Center (ICC) no próximo ano. Na área de desenvolvimento de projetos, o WiMax deverá capitanear os novos negócios. A análise foi feita com base nos relatórios sobre a participação no Futurecom – maior feira de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Conteúdo da América Latina -, realizado no final de outubro, em São Paulo.
Para o engenheiro Marcos Vieira Rangel, do Núcleo de Gestão Tecnológica e Inovação do Inatel, a expectativa é que os contatos estabelecidos durante o evento comecem a apresentar resultados concretos a partir do segundo semestre de 2009. Mesmo com a crise econômica mundial, ele acredita que os investimentos em tecnologia serão mantidos e aposta, inclusive, em um crescimento das atividades de PD&I e Treinamento, possibilitado, principalmente, pela diversificação e atração de novos clientes. “A participação no Futurecom foi estratégica para nós. Fizemos muitos contatos que poderão potencializar a geração de novos negócios”.
Segundo o Pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, o crescimento apresentado em 2008 nas diversas frentes de atuação do ICC deve ser reproduzido em 2009. “Apesar dos impactos da crise econômica mundial sobre a economia brasileira, com a redução do ritmo de crescimento do PIB nacional, o setor de TIC e, em especial o de Telecomunicações, precisará continuar o ciclo de investimentos iniciado nos últimos dois anos para que possa garantir o retorno dos recursos já investidos ”, reafirma Marques.