Inatel apresenta soluções e debate temas em alta no mercado de TIC no Futurecom 2022

A participação do Inatel no Futurecom 2022 foi um sucesso. A instituição chamou a atenção dos visitantes com as tecnologias para 5G apresentadas em seu stand e compartilhou sua expertise em dois importantes painéis que integraram o congresso promovido durante evento. Além disso, como em todos os anos, reuniu seus egressos para o tradicional Encontro Nacional de Ex-alunos.

5G de longo alcance

O 5G in a Box, equipamento que permite a criação redes de 5G privativas para atender a localidades onde o sinal das operadoras convencionais não chega, foi o destaque do stand do Inatel no evento. A solução, que já está sendo transferida para um grande player do mercado de Telecomunicações, foi apresentada aos visitantes que puderam ver testes sendo realizados em tempo real.

Cidades Inteligentes

Encontro Nacional de Ex-alunos 2022O painel “Cidades Inteligentes a la brasileira” abriu a trilha de conteúdo FutureGOV do Futurecom. Nele, a instituição compartilhou os resultados do projeto piloto de Cidades Inteligentes, conduzido em parceria com as prefeituras de Santa Rita do Sapucaí, Caxambu e Piraí, com financiamento do BNDES. Em execução desde abril de 2021, o projeto já permitiu implantar soluções inovadoras nas três cidades.

“São três cidades com aspectos e características diferentes. Nosso papel é atuar como consultor, identificando quais as melhores soluções a serem usadas de acordo com as demandas específicas dos municípios, e ajudando nos processos licitatórios e na implantação. A ideia é que os projetos sejam agnósticos, customizados e atendam as condições financeiras das cidades, comentou o coordenador do projeto, o professor Leonardo Maia, que conduziu o debate.

Também participaram do painel, o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Chaves; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do município, Públio de Paiva Teles; e o prefeito de Caxambu, Diogo Curi; que apresentaram os cases de cada cidade. Em Santa Rita, já foi realizada a implantação do sistema de rastreamento de frota e encontra-se em teste as soluções para iluminação por LED com telegestão e videomonitoramento para segurança pública. Em Caxambu, está sendo implantada a iluminação e câmeras inteligentes para identificação de placas de veículo, tanto para segurança (em parceria com a Polícia Militar) como trânsito (com o Detran-MG).

Perspectivas para o 6G

O painel “Duplo padrão 6G: um temor real?” integrou o FutureCONGRESS, principal palco do Futurecom. O pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa do Inatel, professor José Marcos Câmara Brito, debateu sobre o tema ao lado do pesquisador da Aarhus University da Dinamarca, Paulo Sergio Rufino, e do CTO da Nokia, Wilson Cardoso.
As conversas giraram em torno da atual disputa entre oriente, representado pela China, e ocidente, representada pelos Estados Unidos, nas redes celulares que pode trazer problemas para a próxima geração de rede móvel. Para o professor Brito, se nós tivermos mais de um padrão e o 6G não se tornar uma tecnologia mundial, é melhor nem chamar de 6G.

“O 6G é a concepção de uma rede centrada no ser humano, trazendo uma série de aplicações inovadoras para melhorar a vida das pessoas. Eu acho que podemos ter uma grande oportunidade de usar novas tecnologias para resolver velhos problemas. Particularmente no Brasil, em que temos muitos problemas ainda para resolver como a divisão social, a desigualdade econômica, além da falta de conectividade. Espero que em 2030, quando está prevista a implantação do 6G, a gente venha a alcançar a tal ubiquidade, ou seja, todo mundo possa estar conectado em uma mesma rede.

Momento de reencontro

E o tradicional Encontro Nacional de Ex-alunos, sempre realizado durante o Futurecom, não podia faltar. Afinal, foram dois anos sem promover esse reencontro por conta da pandemia. Cerca de 150 egressos se reuniram no Bar do Juarez e tiveram um momento de descontração e de relembrar os bons momentos.

Confira as fotos do encontro: