Bernabé Rivas, vice-reitor da Universidade de Concepción, e Marcelo de Oliveira Marques, dir. do Inatel, durante assinatura de convênio de cooperação
O V Workshop EmprendeSUR de Formação de Empreendedores Universitários reuniu cerca de 500 congressistas de oito países e sete estados brasileiros nesta quinta e sexta-feiras no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.
Pela primeira vez o evento foi realizado no Brasil e contou a participação de especialistas do Chile, Uruguai, Bolívia, Argentina, Colômbia, México e Espanha. A palestra de abertura foi com o fundador do Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, um empreendedor social de alto impacto. De forma irreverente e bem humorada, o empreendedor contou o desafio de montar o grupo que alegra crianças hospitalizadas em várias partes do país e da importância de empreender e inovar, olhando para as oportunidades sem pré-julgamento.
Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria
Na abertura do evento, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, falou sobre a importante contribuição que a reunião de professores, pesquisadores e especialistas em empreendedorismo e inovação para a transformação de nossa sociedade. "O Inatel entende que uma educação de qualidade deve buscar despertar o ser empreendedor e inovador em seus alunos, mas também na comunidade interna e ao seu redor".
O presidente da Red EmprendeSUR, que promoveu o workshop, Pedro Vera Castillo, afirmou que a rede defende uma nova educação para as pessoas concretizarem os sonhos. "Precisamos dar um salto muito importante no empreendedorismo se quisermos gerar mais riquezas".
Além de sessões temáticas com a apresentação de 50 projetos de empreendedorismo e inovação, paineis reuniram representantes de cidades consideradas inovadoras e empreendedoras, de instituições de ensino e empreendedores de sucesso.