No último treinamento, com duração de 16 horas e dividido em parte teórica e prática, os participantes desenvolveram um projeto escrito, pleiteando recursos em atendimento a um edital fictício, simulando negócios fictícios, mas com todas as características de uma situação real de disponibilização de recursos via edital público através de uma Agência de Fomento à Inovação. O treinamento foi ministrado pelo coordenador do NEmp, Rogério Abranches da Silva e aprovado pelos gestores. "A gente se coloca no lugar de quem está fazendo um projeto, vemos as dificuldades e os cuidados. Esse é o papel que vamos desempenhar em breve, tanto para os projetos da instituição como no auxílio a quem vai desenvolver um projeto", disse Adaysa Fernandes, assessora técnica da FUVS. O índice de satisfação dos participantes deste treinamento foi de 98%, de acordo com questionário aplicado.
Prof. Rogério Abranches (à esq.) durante treinamento no Inatel
O Inatel também foi o responsável pelo estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial da nova incubadora. "Após algumas pequenas complementações, a nova versão do documento está sendo finalizada e será entregue nos próximos dias", disse Rogério Abranches.
De acordo com o coordenador da Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí, o professor Alfran Oliveira Lima, o edital para quatro empresas será aberto em breve e o treinamento recebido pelo Inatel foi essencial para o desenvolvimento desse projeto. "O Inatel é uma das melhores referências em termos de incubadora e tivemos a chance de conhecer e aprender com profissionais de sucesso", disse Alfran.
Para o coordenador do NEmp, uma nova Incubadora de Empresas irá fortalecer ainda mais o sul de Minas no processo de desenvolvimento de pequenas empresas inovadoras de alto impacto sócio-econômico. "Em Santa Rita do Sapucaí e Itajubá temos incubadoras que estão entre as melhores do Brasil, e cremos que em breve a Incubadora de Pouso Alegre fará parte deste grupo".
