Inatel capacita gestores da 1ª Incubadora de Empresas de Pouso Alegre

O Inatel finalizou na sexta-feira, dia 10 de junho, o treinamento para os integrantes da nova Incubadora de Empresas do sul de Minas, da Fundação de Ensino Superior Vale do Sapucaí (FUVS/Univás), em Pouso Alegre.

treinamentonempO trabalho, de responsabilidade do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel (NEmp), começou no ano passado, com uma palestra de sensibilização, treinamento sobre gestão de Incubadoras, condução do desenvolvimento do planejamento estratégico da Incubadora, confecção do Plano de Ações do Planejamento Estratégico, consultoria para o desenvolvimento dos procedimentos e regulamentos técnicos para o funcionamento legal da Incubadora na FUVS/Univás.

No último treinamento, com duração de 16 horas e dividido em parte teórica e prática, os participantes desenvolveram um projeto escrito, pleiteando recursos em atendimento a um edital fictício, simulando negócios fictícios, mas com todas as características de uma situação real de disponibilização de recursos via edital público através de uma Agência de Fomento à Inovação. O treinamento foi ministrado pelo coordenador do NEmp, Rogério Abranches da Silva e aprovado pelos gestores. "A gente se coloca no lugar de quem está fazendo um projeto, vemos as dificuldades e os cuidados. Esse é o papel que vamos desempenhar em breve, tanto para os projetos da instituição como no auxílio a quem vai desenvolver um projeto", disse Adaysa Fernandes, assessora técnica da FUVS. O índice de satisfação dos participantes deste treinamento foi de 98%, de acordo com questionário aplicado.



Prof. Rogério Abranches (à esq.) durante treinamento no Inatel

O Inatel também foi o responsável pelo estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial da nova incubadora. "Após algumas pequenas complementações, a nova versão do documento está sendo finalizada e será entregue nos próximos dias", disse Rogério Abranches.

De acordo com o coordenador da Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí, o professor Alfran Oliveira Lima, o edital para quatro empresas será aberto em breve e o treinamento recebido pelo Inatel foi essencial para o desenvolvimento desse projeto. "O Inatel é uma das melhores referências em termos de incubadora e tivemos a chance de conhecer e aprender com profissionais de sucesso", disse Alfran.

Para o coordenador do NEmp, uma nova Incubadora de Empresas irá fortalecer ainda mais o sul de Minas no processo de desenvolvimento de pequenas empresas inovadoras de alto impacto sócio-econômico. "Em Santa Rita do Sapucaí e Itajubá temos incubadoras que estão entre as melhores do Brasil, e cremos que em breve a Incubadora de Pouso Alegre fará parte deste grupo".