Nesta etapa, o treinamento reuniu profissionais da Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Peru e Uruguai, países que adotaram o padrão nipo-brasileiro de transmissão de TV Digital, o ISDB-T, além de Angola, que ainda encontra-se em fase de decisão quanto a adoção do padrão.
As aulas abordaram temas como a captação de imagens, distribuição de áudio e vídeo e outros aspectos técnicos ligados à transmissão do sinal digital. O treinamento foi ministrado pelo instrutor Anderson Fagiani Fraga, do Inatel Competence Center - Educação Continuada.
A primeira turma de técnicos e engenheiros estrangeiros foi treinada em novembro do ano passado e outros grupos ainda virão, totalizando mais de 140 profissionais que passaram pelo curso no campus do Inatel. Segundo o professor Leonardo Maia, do escritório de Assuntos Internacionais do Inatel, os treinamentos já realizados tiveram excelente avaliação. "Os alunos ficaram surpresos com a qualidade teórica e prática do curso. Utilizamos equipamentos do Inatel e também equipamentos da Hitachi Kokusai Linear, que sempre tem nos apoiado nessas capacitações. Estamos abrindo portas para novas oportunidades junto aos países que adotaram o ISDB-T com inovações brasileiras."