Inatel celebra primeiro ano de usina fotovoltaica com 50% de economia no consumo

inatel usina fotovoltaica 2Estrutura instalada na instituição em junho de 2021 tem possibilitado economia de energia

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Inatel celebra os resultados do primeiro ano de funcionamento da usina fotovoltaica instalada na instituição. O complexo de painéis solares atende, hoje, 50% do consumo de energia elétrica do Inatel e gera 900 mil kw/hora por ano. A estrutura instalada em junho de 2021 tem possibilitado uma economia de cerca de R$ 50 mil por mês.

Ao todo, 1.900 painéis solares ocupam um espaço de 3,8 mil metros quadrados sobre os telhados de cinco prédios e de parte do telhado do ginásio e da área de lazer. Segundo o prefeito do campus, Luis Fernando Teixeira, a instalação do complexo teve como objetivo reduzir a quantidade de energia consumida e aumentar a utilização de fontes renováveis.

"Hoje a gente vê, nas nossas contas, aquela cobrança de bandeiras. Ou seja, já sinalizando que existe um problema hídrico incapaz de atender a demanda de consumo. Então, desde essa questão de você estar dependendo menos desse tipo de recurso, que a gente já percebeu que ele é muito sensível às questões climáticas e também está dentro do limite da capacidade dele, eu acho que é fundamental para o país", diz.

O prefeito destacou ainda a importância que a usina tem no aprendizado dos alunos. "A gente está dentro de um ambiente tecnológico. A instituição está preocupada com a formação dos alunos e, ao mesmo tempo, traz para a sua planta essa tecnologia. Eu acho que isso é uma coisa fundamental dentro do incentivo do desenvolvimento", afirma.

Ele explica que o sistema foi criado com capacidade produtiva garantida para 25 anos, com apenas 20% de perda de desempenho. "Ainda é um desempenho bastante favorável e para um investimento com retorno de sete anos. Então é bastante viável. Eu acho que a tecnologia chegou em um nível de custo-benefício interessante", avalia.

Para ele, a preocupação mundial com o aquecimento global é um dos grandes motivos para que empresas e instituições invistam, cada vez mais, em fontes renováveis de energia. Ele conta porque a usina é algo de grande importância para o Inatel.

"Primeiramente porque a gente trabalha para a engenharia, está formando o aluno para a engenharia e, você poder ter isso como exemplo é, em todos os sentidos, um motivo de orgulho. Então, é muito gratificante ter uma instalação dessa dentro da instituição que a gente cuida com muito carinho, pela importância que tem a disponibilidade de um projeto desse no campus", destaca.