Inatel começa a divulgação do Enade para alunos

A lista eletrônica dos alunos convocados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014 foi disponibilizada pelo Inep às instituições de educação superior. Agora, cabe às instituições a divulgação aos alunos do Exame marcado para o dia 23 de novembro. No Inatel, vão participar do Enade 283 estudantes dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Computação, Engenharia Biomédica, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia de Redes de Computadores.

A participação é obrigatória para os alunos convocados. Quem não realizar o Exame ficará em situação irregular junto ao Enade e não poderá colar grau. A prova é dividida em questões de conhecimentos gerais e de conteúdo específico, de acordo com a área que o curso foi enquadrado. O Enade avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos curriculares dos cursos. A pontuação obtida é informada apenas ao estudante, que pode ou não divulgar a nota que recebeu.

O coordenador do curso de Engenharia Biomédica, professor Fabiano Valias de Carvalho, explica que várias atividades integradas são realizadas com os alunos que vão fazer o Enade e que podem contribuir para que eles se familiarizem com o tipo de prova aplicada no Exame, com questões discursivas, questões objetivas e assuntos que não são obrigatórios na grade curricular dos cursos de engenharia. "As questões do Enade são muito interessantes, exigem conteúdos básicos, mas envolvem bastante raciocínio. Por isso, os alunos devem conseguir interpretar a questão para solucionar o problema".

A nota global dos alunos é um dos itens que compõe a nota final do curso e a nota final da instituição de ensino avaliada pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Além da prova, os alunos convocados devem preencher, previamente, um questionário eletrônico com várias informações socioeconômicas e acadêmicas, como metodologia e estrutura da instituição de ensino, também utilizada na avaliação. O pró-diretor de graduação do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, explica que é importante o aluno ter consciência da relevância dessa avaliação. "É o curso e o nome da instituição que ele carrega no currículo que são divulgados, por isso, um bom desempenho valoriza o diploma".

Engenheiro Mauro Periquito esteve no Inatel para processo de seleção de estagiários

Mesma opinião do engenheiro Mauro Periquito, ex-aluno do Inatel e gerente de tecnologia da PromonLogicalis. Para o engenheiro, um bom desempenho no Enade é importante para a carreira, independentemente da área a ser escolhida. "A consolidação dos anos de aprendizado vem através do Enade, que acaba se tornando o cartão de visitas do estudante recém-formado e, no futuro, pode ser fator decisivo em um processo seletivo de uma vaga de emprego. Os que optarem por seguir a carreira acadêmica também terão o Enade como um parâmetro importante, pois algumas instituições de ensino consideram sua nota na seleção de alunos para seus cursos de mestrado e pós-graduação."