O convidado ilustre da cerimônia foi o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Prof. Dr. José Policarpo Gonçalves de Abreu (foto). Em sua opinião, a apresentação da 100ª dissertação de mestrado representa a aplicação de recursos públicos de forma correta e eficiente. "A produção científica no estado de Minas Gerais já é a 3ª maior do país e o Inatel é um orgulho, um modelo, que há anos vem deixando claro para a nação e até mesmo para o exterior que aqui se faz boa ciência", ressaltou.
Segundo o diretor do Inatel, um dos últimos levantamentos indicou que 60% dos alunos que defenderam suas dissertações na instituição estão trabalhando junto a grandes empresas, atuando em pesquisas e no desenvolvimento de novos equipamentos e serviços. Muitos deles, inclusive, continuaram no Inatel e também atuam nestas áreas. "Isto significa que o conhecimento desenvolvido aqui está chegando à outra ponta, o que deve ser comemorado e entendido como uma contribuição da nossa instituição para o desenvolvimento local e do nosso país", completou.
Para o coordenador do Mestrado em Telecomunicações, prof. Luciano Leonel Mendes, este é o momento de agradecer a todos os alunos e professores que possibilitaram que o curso alcançasse o prestígio no meio científico, pelo grande número de publicações feitas nos últimos anos.
A pesquisa
A 100ª dissertação de mestrado foi defendida por André Antônio dos Anjos e consiste em um estudo sobre sensoriamento espectral para rádios cognitivos. Aprovado sem restrições, André pretende agora aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia de trabalho e, futuramente, iniciar seus estudos de doutorado. "Vários projetos desenvolvidos no laboratório em que atuo envolvem disciplinas estudadas no curso como processamento digital de sinais e transmissão digital, por exemplo", confirma o pesquisador que faz parte da equipe do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware do Inatel Competence Center.
O orientador de André foi o mestre e doutor em Engenharia Elétrica, Rausley Adriano Amaral de Souza e para ele, a comemoração foi em dobro. O professor foi o primeiro a defender uma dissertação de mestrado no Inatel e esta foi a primeira dissertação na qual atuou como professor orientador. Além dos marcos pessoais, Rausley também comemora a evolução do mestrado do Inatel, que hoje oferece aos alunos laboratórios exclusivos para cada uma das linhas de pesquisas do curso.
Como parte da dissertação, André desenvolveu uma plataforma para avaliação de desempenho na área de sensoriamento espectral, disponível para download no site http://www.inatel.br/lambda. No site também é possível conhecer mais sobre o Projeto Lambda, que engloba parte das pesquisas desenvolvidas no Inatel na área de Rádio Cognitivo, especialmente aquelas voltadas ao sensoriamento espectral.