Inatel comemora 45 anos inaugurando obras, programas e com a oferta de 3 novos cursos de graduação

inatel_45_anos300Inauguração do prédio do Centro de Integração Cultural, Científica
e Tecnológica possibilitará ao Instituto sediar grandes eventos


No Centro de Memória, que será inaugurado no dia 31 de março, a evolução do Inatel em fatos e fotos

2010 é um ano histórico para o Inatel. O Instituto comemora 45 anos no próximo dia 31 de março com a implantação de três novos cursos de graduação: Engenharia Biomédica, Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, além de inaugurar as instalações do Centro de Integração Cultural, Científico e Tecnológico e o seu Programa Inatel Cultural.

O curso de Engenharia Biomédica vinha sendo planejado desde que o Instituto passou a oferecer a pós-graduação na área, há cinco anos. A graduação será oferecida na modalidade integral, com cinco anos de duração, e integra os projetos de Engenharia Biomédica do Vale da Eletrônica.

O tema, inclusive, é responsável por uma reestruturação no polo tecnológico do município. O surgimento de empresas com atuação no ramo eletromédico é uma realidade no Vale da Eletrônica, que assiste ao crescimento do setor. Segundo a coordenadora do Grupo de Empresas Eletromédicas de Santa Rita do Sapucaí, Flávia Couto, já são 15 empreendimentos atuando nesta área no município. O grupo foi criado há cerca de um ano e tem como propósito criar ações conjuntas, trocar experiências e informações e buscar recursos de fomento. "Esta é uma área que requer conhecimento especializado, pois há uma série de especificidades a cumprir, como as certificações de conformidade com o mercado, de órgãos como ANVISA e Inmetro", explica Couto, que possui uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos eletromédicos para o diagnóstico auditivo.

Já o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial (tecnólogos) são oferecidos no período noturno, com duração de três anos. Eles são destinados a jovens recém-formados no Ensino Médio, mas também a profissionais que já estão no mercado de trabalho e querem se aprimorar, garantindo assim melhores posições em suas áreas de atuação. Com a criação e implantação dos tecnólogos, o Inatel dá mais um importante passo para ampliar o seu projeto educacional e, por conseguinte, marcar sua atuação na comunidade local e regional. Trata-se de um esforço concreto da instituição, que apoia o desenvolvimento da mão de obra qualificada às empresas do polo tecnológico.

De acordo com o diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves, constam no planejamento para os próximos anos a implantação do Doutorado em Telecomunicações e de três novos cursos de graduação na área de expertise da instituição.

Novo prédio do CICCT

Como parte das comemorações dos seus 45 anos, o Inatel inaugura o novo prédio da Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto e o Centro de Integração Cultural, Científica e Tecnológica - CICCT, no dia 31 de março.
O CICCT conjuga ciência e tecnologia e as coloca a serviço de outros anseios sociais, como a cultura, por exemplo. O novo prédio também abriga um Centro de Memória e Museu da Pessoa, que também será inaugurado no dia 31, e que reúne informações em fotos, áudio, vídeo e publicações da instituição e do município. Periodicamente, o Centro de Memória realizará exposições temáticas sobre tecnologia, com mostra de equipamentos. Ainda em 2010, o Inatel inaugura o seu novo auditório, com capacidade para 800 pessoas, sendo um dos mais modernos da região. Também está programado o Encontro Nacional de Ex-Alunos. Segundo o professor Wander, várias atividades culturais e científicas serão realizadas ao longo do ano.

Sobre a data, o professor Wander diz ter a satisfação de ver que o Inatel é um projeto que começou tímido e que expandiu seus horizontes, ganhando reconhecimento nacional e internacional. Ele agradeceu às duas forças que considera vitais para o surgimento do Inatel: a Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" - ETE - e a comunidade santar-ritense. Para o futuro, ele diz que "o Instituto continuará aperfeiçoando a tríade ensino, pesquisa e extensão, sempre fiel à sua missão em dois pontos que podemos resumir como a formação integral dos alunos e compromisso com o desenvolvimento social e humano de nossa cidade, estado e país".