Inatel comemora 49 anos e inicia preparações para cinquentenário

Um show com o cantor e compositor Flávio Venturini, acompanhado da Orquestra de Câmara Opus marcou o início das preparações rumo aos 50 anos do Instituto

Diretores e ex-diretores do Inatel e presidente da Finatel (2º esq.)Uma noite de homenagens, lembranças, música de qualidade, cultura e comemoração. Foi assim o show de Flávio Venturini com a Orquestra de Câmara Opus, promovido no Teatro Inatel no dia 28 de março. O evento foi realizado apenas para colaboradores e convidados, e marcou o início das comemorações do aniversário de 49 anos do Instituto, que a partir de agora vai realizar uma série de ações de preparação para as festividades do cinquentenário da instituição, comemorado a partir do dia 31 de março de 2015.

Antes do início do show, uma mesa solene reuniu todos os ex-diretores do Inatel, o atual diretor, professor Marcelo Marques e vice-diretor, professor Carlos Nazareth Motta Marins, e o presidente da fundação mantenedora do Inatel, a Finatel, professor José Geraldo de Souza.

Flávio Venturini, cantor e compositor de grande importância na Música Popular Brasileira, cantou diversos sucessos de sua carreira Na abertura dos pronunciamentos da mesa, o professor Fredmarck Gonçalves Leão, que assumiu a diretoria do Instituto em 1966 após o falecimento do fundador do Inatel, professor José Nogueira Leite, relembrou pessoas e instituições que contribuíram decisivamente para a criação, crescimento e sucesso do Inatel, entre elas, o próprio fundador do Instituto, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), a Sociedade de Amigos de Santa Rita do Sapucaí, o Clube Feminino da Amizade, dentre outras. "Falando em nome dos ex-diretores, nós estamos muito satisfeitos, pois nós pregamos aqui o trabalho, pregamos a verdade, a luta, é isso que o Brasil precisa: acreditar no trabalho. Nós acreditamos e o resultado foi o crescimento do Inatel, hoje, estamos vendo o fruto disso", destacou.

Após o depoimento do professor Fredmarck, o atual presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza, também agradeceu e relembrou diversas pessoas e entidades que deram grande contribuição na história do Inatel. "Durante as comemorações do cinquentenário deste Instituto, todos os que foram aqui lembrados, bem como os que ainda não foram citados, receberão sua justa homenagem pelo muito que representaram e representam na história desta instituição. A todos o nosso muito obrigado, em nome da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações", disse.

A Orquestra de Câmara Opus, regida pelo maestro Leonardo Cunha, acompanhou os sucessos de Flávio Venturini e emocionou a plateia Para encerrar os pronunciamentos da mesa solene, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, ressaltou a importância dos alunos, ex-alunos e colaboradores do Inatel para o crescimento e consolidação do Instituto como importante parceiro no desenvolvimento tecnológico do país. "Esta comemoração é antes de tudo uma simples, mas indispensável forma de agradecer a nossa comunidade educativa, a nossa comunidade de Santa Rita do Sapucaí, pelo muito que já conseguimos, mas também pelo muito que será conseguido nos próximos anos", relatou.

Exposição Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí

Outro evento que marcou o início das preparações para os 50 anos do Inatel foi a abertura da exposição que conta a história da Sociedade de Amigos de Santa Rita do Sapucaí, instituição que foi a grande apoiadora da ideia do professor José Nogueira Leite de fundar uma escola de telecomunicações no sul de Minas, concretizada com a fundação do Inatel.

Na exposição, o visitante poderá conhecer toda a importante história da Sociedade de Amigos de Santa Rita do SapucaíA exposição foi aberta oficialmente na tarde do dia 28 de março. Nela, os visitantes podem conhecer toda a história da entidade, bem como, ver documentos e fotos históricas da época em que a Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí contribuiu decisivamente na fundação do Inatel e em outras demandas importantes para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica.

A exposição é aberta ao público e está instalada no Espaço Memória Inatel (2º piso do CICCT, ao lado do Teatro Inatel). O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 8 às 18h.