Um dos diferenciais do Inatel é sua participação ativa nas discussões sobre as carreiras nas quais oferece formação. Na área de Engenharia Biomédica, essa participação é ainda mais expressiva, já que a profissão é bastante nova no Brasil. Por esse motivo, a instituição tem acompanhado de perto os debates sobre a carreira e o mercado de trabalho nesta área.
A mais recente participação foi na 1ª Oficina de Cursos de Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB). O encontro, realizado nos dias 14 e 15 de abril, no campus da Unicamp, reuniu professores de diversas universidades e representantes de associações de classe para debater os desafios da formação de profissionais nestas áreas no país.
Estiveram presentes o professor Fabiano Valias de Carvalho, coordenador do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel; o professor Marco Túlio Perlato, coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica; e o professor Bruno de Oliveira Monteiro, que coordena o Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais – NESP.
"Participar de eventos como este é importante para trocar ideias com outros coordenadores de curso, saber em qual direção estão indo e contribuir também com nossa experiência. Mantendo-nos atualizados, podemos aperfeiçoar cada vez mais o nosso curso, para que os alunos se sintam confortáveis e preparados para ingressar no mercado de trabalho", ressalta o professor Fabiano, que participou de três sessões do evento.
Ainda segundo ele, os cursos do Inatel foram bastante elogiados, demonstrando que a instituição já é reconhecida como referência no ensino da Engenharia Biomédica no cenário nacional. "Trabalhamos desde 2003 na área e podemos ver que o resultado está sendo bastante positivo e ajudando a direcionar os trabalhos de outras universidades", constata.
A Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) é uma instituição civil, sem fins lucrativos, que tem como finalidade congregar os profissionais que exercem atividades nos diversos campos de Engenharia Biomédica no país. A sociedade possui uma Comissão de Graduação, da qual o Inatel faz parte, representado pelo professor Fabiano Valias.