O Inatel Cultural realiza na próxima terça, dia 31, a apresentação da peça teatral "Nise da Silveira – Senhora das Imagens". O monólogo, estrelado pela atriz Mariana Terra, reúne teatro, música, dança e vídeo num espetáculo multimídia para contar a história de uma das mulheres brasileiras mais importantes do Século XX, responsável por propor mudanças no tratamento psiquiátrico até então adotado no Brasil.
O espetáculo faz parte das atividades do Rito de Entrada, evento que com o tema CON VIVER – Simples Assim promove de 30 de julho a 3 de agosto a integração dos calouros dos cursos de graduação do Instituto para o 2º semestre de 2012. A peça será promovida no Teatro Inatel a partir das 19h30m, com apoio cultural Unimed Sul Mineira. A entrada é gratuita.
Com dramaturgia e direção de Daniel Lobo, "Nise da Silveira – Senhora das Imagens" conta ainda com coreografia assinada por Ana Botafogo e trilha sonora original do renomado pianista brasileiro, João Carlos Assis Brasil. O espetáculo apresenta participações especiais de Ferreira Gullar (em vídeo) e de Carlos Vereza, representando, em off, a voz do psicanalista Carl Gustav Jung, importante referência na vida de Nise.
Nise da Silveira
Primeira mulher a se formar em medicina no Brasil, Nise da Silveira (1905 – 1999), alagoana e discípula de Carl Jung, revolucionou o tratamento de doentes mentais na década de 40 ao propor a substituição das sessões de eletrochoque por atividades de pintura e escultura que levassem seus pacientes a explorarem o inconsciente. O resultado desse trabalho pode ser visto nas mais de 350 mil obras de artistas com transtornos mentais expostas no Museu de Imagens do Inconsciente, criado há 60 anos pela médica e pesquisadora no antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Nise da Silveira.
Inatel Cultural
Como importante canal para vivências das ações intelectuais e artísticas que levem à humanização, o Inatel Cultural é um programa acadêmico voltado ao desenvolvimento total da pessoa. Tem como objetivo a difusão da cultura às comunidades interna e externa ao Instituto Nacional de Telecomunicações, valorizando as humanidades e contribuindo para o desenvolvimento social. Seu valor está pautado na diversidade cultural, no respeito às diferenças, na liberdade de expressão, na democracia e na inclusão de todas as classes sociais.
O Programa Inatel Cultural é um importante instrumento de convivência, congraçamento social e de formação integral dos alunos e funcionários do Inatel, equilibrando a formação técnico-científica, profissional e humanística