A equipe do Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC) em parceria com a equipe do programa de Responsabilidade Social, Inatel Cas@viva, deu início a um projeto voltado para a educação em Cibersegurança nas escolas de Santa Rita do Sapucaí. A primeira escola a receber o projeto é o “Colégio Tecnológico Delfim Moreira” e a primeira atividade envolveu os professores da instituição.
Os instrutores foram o professor Eduardo Henrique Teixeira e a professora Renata Mendonça Vilela. Eles apresentaram aos participantes um portfólio de atividades para desenvolver práticas de conscientização com os alunos sobre o bom uso do mundo digital e enfatizar como as atividades no mundo digital influenciam na vida real. Eles abordaram tópicos como Ciberbullying, Privacidade e Segurança, Conteúdos Inapropriados, Conteúdos Falsos e Compartilhamento de Informações.
Segundo a supervisora do Colégio Tecnológico, Luciana Pontes, as atividades do projeto foram inseridas dentro de um programa já desenvolvido pela escola chamado "Ciência e Consciência", que aborda temas controversos como bullying, o ciberbullying, o respeito às diferenças, o uso inapropriado das mídias digitais, os perigos da internet, entre outros.
“Consideramos as atividades do projeto muito relevantes, pois proporcionarão uma visão técnica sobre o tema. A oficina ministrada aos professores apresentou propostas interessantes sobre como abordar esses temas com nossos alunos. Eles estão empenhados em desenvolver outras atividades lúdicas para complementar suas aulas. Quanto aos alunos, percebemos que muitos estão demonstrando uma maior preocupação em suas conversas sobre o tema e um interesse em aprender mais”, comentou a supervisora.
Segundo o professor Eduardo, o projeto contempla outras ações posteriores. “Acreditamos que essa iniciativa e as atividades desenvolvidas ao longo do projeto visam criar uma base sólida para a expansão dessa cultura de bons hábitos no mundo digital”, revela. O próximo evento será um encontro especial com os pais, no dia 28 de junho, no qual será abordada a importância do papel deles no processo de conscientização dos filhos. O evento contará com a presença do Dr. Eduardo Jorge C. da Silva e da Dra. Evelyn Eisenstein, especialistas do grupo E.S.S.E. Mundo Digital, que possuem vasta experiência em práticas e estudos relacionados a crianças e adolescentes.
“Esperamos que os pais se preocupem ainda mais e incentivem seus filhos a reduzir o uso de celulares e computadores, bem como utilizá-los de forma mais consciente e responsável. Almejamos uma mudança de atitude por parte dos alunos em relação ao uso de celulares no ambiente escolar e também esperamos uma drástica redução nos casos de bullying e ciberbullying entre nossos estudantes”, aponta Luciana.