Os sensores podem identificar vibrações, abertura de porta, alteração de temperatura, entre outras mudanças que possam indicar uma tentativa de violação no equipamento. Ao menor indício de roubo, o sistema envia uma mensagem para o computador do terminal que toma ações preventivas para proteger a integridade dos dados bancários. O diferencial é que cada sensor possui uma identificação própria, o que permite ao banco identificar onde está o problema com mais precisão, rapidez e facilidade. Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro Marcelo Carneiro de Paiva, não existe no mercado um sistema que tenha esta capacidade.
O projeto, concluído este mês, foi desenvolvido para atender a demanda de um cliente do Inatel Competence Center, fabricante de terminais de atendimento bancário. O objetivo foi criar uma solução inovadora para que a empresa pudesse se tornar mais competitiva no mercado.
De acordo com Marcelo, o mercado brasileiro é bastante exigente no que diz respeito aos terminais de atendimento bancários, uma vez que as tentativas de violação desses terminais e roubo de senhas são corriqueiras no país. "Devido a essa realidade, os terminais desenvolvidos no Brasil são muito mais robustos e bem preparados que os utilizados em outros países do mundo. Isso faz com que sejamos pioneiros nesse tipo de tecnologia".