Inatel desenvolve tecnologia para aumentar segurança em terminais de atendimento bancário

inatel-projetosensoriamento-out-2012Equipe de desenvolvimento do sistema de sensoriamento para terminais de atendimento bancárioOs sensores podem identificar vibrações, abertura de porta, alteração de temperatura, entre outras mudanças que possam indicar uma tentativa de violação no equipamento. Ao menor indício de roubo, o sistema envia uma mensagem para o computador do terminal que toma ações preventivas para proteger a integridade dos dados bancários. O diferencial é que cada sensor possui uma identificação própria, o que permite ao banco identificar onde está o problema com mais precisão, rapidez e facilidade. Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro Marcelo Carneiro de Paiva, não existe no mercado um sistema que tenha esta capacidade.

O projeto, concluído este mês, foi desenvolvido para atender a demanda de um cliente do Inatel Competence Center, fabricante de terminais de atendimento bancário. O objetivo foi criar uma solução inovadora para que a empresa pudesse se tornar mais competitiva no mercado.

De acordo com Marcelo, o mercado brasileiro é bastante exigente no que diz respeito aos terminais de atendimento bancários, uma vez que as tentativas de violação desses terminais e roubo de senhas são corriqueiras no país. "Devido a essa realidade, os terminais desenvolvidos no Brasil são muito mais robustos e bem preparados que os utilizados em outros países do mundo. Isso faz com que sejamos pioneiros nesse tipo de tecnologia".