No Inatel, o momento da assinatura do acordo de doação dos equipamentos ZTE
O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel é destaque em evento internacional que reuniu na manhã desta quarta-feira (14 de abril), em São Paulo, empresas do Brasil e da China no Fórum Sino-Brasileiro de Cooperação Econômica e Investimentos & Rodada de Negócios. Na ocasião foi divulgado o investimento que a multinacional chinesa ZTE Corporation fez, ao doar equipamentos avaliados em US$ 2 milhões para uso em ensino e pesquisa em laboratórios no Inatel.
O acordo de doação dos equipamentos ZTE já havia sido assinado anteriormente no Inatel pelo presidente da ZTE University, Chen Jian Zhou, e pelo diretor do Instituto, prof. Wander Wilson Chaves. Acompanharam o momento da assinatura do acordo (foto esq/dir) o gerente regional de treinamento, Cai Ji Xu, e o gerente nacional de pós-vendas, Silvio Severini (ex-aluno do Inatel), ambos da ZTE Brasil, o diretor de marketing da ZTE University, Wang Dian Pin, o pró-diretor de Tecnologias e Inovação do Inatel, prof. Marcelo Marques e o gerente do Inatel Competence Center - Educação Continuada, prof. André Abbade.
(dir/esq) No Fórum Sino-Brasileiro de Cooperação Econômica e Investimentos & Rodada de Negócios, André Abbade, Inatel; Rodrigo Maciel, Strategus Consult; Zhang Yujing, presidente da Câmara de Comércio da China; representante do MDIC Brasil; Jiang Yaoping, vice-ministro do Ministério do Comércio da China; Sun Rongmao, cônsul geral da China em São Paulo e José Roberto Cunha, Agência Investe São Paulo
Segundo prof. André Abbade, os equipamentos doados são das áreas de comunicações móveis e comunicação de dados, com tecnologias de ponta, como WCDMA - Wideband Code Division Multiple Access (3ª Geração em telefonia móvel); NGN - Next Generation Networking; SDH - Synchronous Digital Hierarchy; DSLAM - Digital Subscriber Line Access Multiplexer e Rádio Digital. "O objetivo principal da parceria entre Inatel e ZTE é capacitar os clientes da multinacional em seus equipamentos. Esse serviço foi terceirizado ao Inatel e já foram treinados profissionais das principais empresas de Telecom do Brasil, com diversos cursos administrados para operadoras como a Oi e a Vivo".
Ainda, de acordo com Abbade, estão sendo ministrados diversos cursos aos alunos do Inatel. "Essa capacitação é um grande diferencial, pois possibilita que os estudantes tenham contato com o estado da arte em equipamentos de telecomunicações", conclui.
Para o prof. Wander Chaves "essa parceria com a multinacional é estratégica tanto do ponto de vista das relações internacionais, quanto da atualização dos programas de ensino e pesquisa do Inatel".
Organizado pelo Ministério do Comércio da China, o Fórum contou também com uma Rodada de Negócios que atraiu 273 empresas brasileiras interessadas em fazer negócios com as 65 empresas chinesas integrantes da comitiva empresarial que acompanha o presidente chinês Hu Jintao, em visita ao Brasil.
Leia a matéria do jornal O Estado de S. Paulo clicando no link
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100415/not_imp538439,0.php