O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG assinaram um memorando de entendimento com foco no compartilhamento de conhecimento e experiências para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área do agronegócio. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira, dia 29 de junho, durante a visita da diretora-presidente da EPAMIG, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares ao campus da instituição, em Santa Rita do Sapucaí.
A presidente da EPAMIG conheceu as pesquisas desenvolvidas pelo Inatel voltadas para o campo e se reuniu com a Diretoria do Instituto. Também participaram do encontro e da assinatura do documento o presidente da Finatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Chaves, o deputado estadual Dalmo Ribeiro e o presidente da Sociedade Amigos de Santa Rita do Sapucaí, Osmar Aleixo Rodrigues Filho.
De acordo com o diretor do Inatel, esse é um passo importante para ampliar a contribuição do Inatel para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio tão importante par o desenvolvimento do país. “É nosso papel como instituição de ensino e pesquisa atender às demandas da sociedade e a área agro é determinante para o desenvolvimento econômico e sustentável. A cooperação entre Inatel e EPAMIG só irá acrescentar”.
Os detalhes de como se dará a cooperação mútua entre Inatel e EPAMIG ainda serão definidos, mas poderá abranger atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação científicas e tecnológicas, intercâmbio acadêmico, promoção conjunta de feiras e eventos de interesse, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias.
A EPAMIG é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais com foco no desenvolvimento e aplicação de pesquisa na área agrícola, com unidades em 23 municípios. “Fico encantada ao entrar numa instituição como essa, que respira educação e pesquisa. Estamos muito motivados porque necessitamos modernizar e ampliar a pesquisa inovadora nesse mundo competitivo que vivemos hoje”, disse a presidente da empresa.